Caminhão hidrojato da Sanepar atua em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Caminhão hidrojato da Sanepar atua em União da Vitória


24 de dezembro de 2018

Na imagem o caminhão hidrojato atuando em União da Vitória. Alagamentos, muitas vezes, são causados por bueiros entupidos pelo lixo urbano
Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

A tecnologia utilizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para identificar ligações clandestinas, focos de gordura e outros problemas na rede coletora de esgoto chegou a União da Vitória na quinta-feira 20 de dezembro. Ela permite identificar de forma precisa os pontos da rede que necessitam de intervenção para limpeza ou conserto.

O caminhão de hidrojateamento, que usa água em alta pressão para limpar as redes, atua em alguns pontos críticos do município e desentope bocas de lobo e a própria tubulação.

Conforme explicou o prefeito de União da Vitória Hilton Santin Roveda, trata-se de uma parceria com a Prefeitura e que precisa contar com apoio da população.

“A empresa já nos informou que na maioria dos casos, o que impedia o melhor escoamento das águas pluviais, as águas da chuva, era lixo urbano. Por isso, estamos pedindo apoio para que a população nos ajude a combater esse costume de não dar destino correto ao lixo”, destacou o prefeito.

Desde uma ponta de cigarro, um papel de bala a sacos de lixo possuem locais corretos para destinação. Recentemente, apenas na avenida Manoel Ribas foram instaladas 70 lixeiras novas. Porém, o comportamento ainda não é 100% adequado. “Estamos evoluindo. Mas podemos melhorar ainda mais”, disse Hilton Santin..

Prova é que durante as enxurradas, típicas dessa época do ano, é comum percebermos alagamentos causados pelo acúmulo de lixo na rede coletora.

Porém, o caminhão também possui equipamento de telediagnóstico que é utilizado para detectar o estado em que se encontra a tubulação. Uma microcâmera de vídeo, operada por controle remoto, entra na rede e filma toda a tubulação, com uma abrangência de 360 graus. As imagens permitem reduzir de até dois dias para duas horas a maioria dos consertos na rede feitos pela equipe de manutenção da companhia, caso seja necessário.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]