Cejusc presta atendimento aos caminhoneiros de UVA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cejusc presta atendimento aos caminhoneiros de UVA


1 de junho de 2018

Foto: Cejusc e Polícia Militar.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de União da Vitória acompanhou nos últimos 10 dias a manifestação de caminhoneiros na região, buscando oferecer apoio técnico e articulação para diálogo entre os manifestantes e os órgãos de segurança pública, especialmente no contexto de preservação da integridade física dos envolvidos, familiares, e agentes policiais.

Já na semana passada foi oficiado às polícias Civil, Militar, Rodoviária e Exército neste sentido. Na segunda-feira, 28 de maio, na presença do Juiz de Direito Coordenador do Cejusc, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, pelos manifestantes foi informado a respeito do não oferecimento de resistência ao trabalho dos agentes de segurança. Em conversa no encerramento do protesto houve elogio mútuo dos caminhoneiros em relação ao trabalho do Fórum e da Polícia Militar, assim como pelo comando do Batalhão e do Cejusc quanto ao comportamento responsável da liderança dos manifestantes.

Foto: Cejusc e Polícia Militar.

Segundo Mattioli desde o início em contato com o público que circundava e coordenava os protestos foi acertado a respeito da conduta dos manifestantes no local. Além do trabalho do Cejusc de incentivar o diálogo entre as instituições públicas e os grevistas, foi ofertado pela equipe do Fórum acolhimento social e psicológico ao grande público de caminhoneiros e familiares que permaneceram cerca de dez dias nos locais de protesto, assim como viabilizado pelo Cejusc com o diretor João Maria Maciel Fidel o atendimento de saúde pelo Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Lauro Muller Soares. Acompanhados dos professores Simon Bhorer, Carmen Ogrodnik e Amarildo dos Santos, acadêmicos prestaram atendimento a mais de 100 caminhoneiros, sendo um deles inclusive encaminhado para atendimento médico de emergência após avaliação.

Carlos Mattioli comentou a importância do papel de Mediação Social e Coletiva do Cejusc no asseguramento da ordem coletiva e busca da paz social, e especialmente na garantia de proteção da integridade física, mental e de saúde dos envolvidos, com a disponibilização de serviços de atendimento de cidadania. De acordo com o Juiz de Direito a experiência não é inédita. “No Município de Bituruna o Cejusc já viabilizou mediação coletiva com dezenas de famílias que haviam ocupado uma área de terra pública. No mesmo dia da ocupação os representantes das famílias foram convidados a comparecer ao Posto Avançado do Fórum em Bituruna, e acertaram a questão habitacional de cada um deles diretamente com o Prefeito Claudinei Castilho, com homologação judicial do acordo no ato, encerrando a manifestação naquela noite, antes mesmo de qualquer medida judicial” recorda Mattioli.

Foto: Cejusc e Polícia Militar.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de União da Vitória, órgão pertencente ao Fórum local, tem como funções promover sessões de mediação em processos judiciais em andamento no Poder Judiciário local, e ainda agendar tais audiências quando da procura por interessados que ainda não tenham processo ajuizado, especialmente na área da Família.

Além disso, por meio do trabalho inédito com a cidadania e atendimento multidisciplinar, mais de 30 programas encontram-se em execução, tais como o “Projeto de Combate à Evasão Escolar”, o “Amigos do Povo”, o qual busca aproximação do Poder Judiciário e das Polícias com comunidades de carência socioeconômica e altos índices de violência e encaminhamentos de problemas ao Fórum, e o “Confiar”, que atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]