Conferência Municipal de Educação é realizada em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conferência Municipal de Educação é realizada em União da Vitória


24 de junho de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

A abertura da Conferência Municipal de Educação de União da Vitória foi realizada na noite quinta-feira, 20, no Cine teatro Luz. O evento contou com a participação de autoridades, representantes das instituições de ensino público e privado e educadores. Além de uma apresentação dos alunos da Escola Municipal Maridalva Palamar, a professora Andrea Gouveia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrou palestra referente aos desafios para a efetivação do Plano Nacional de Educação.

O secretário municipal de Educação, Célio Calikoski, fez um relato dos avanços da Educação no País e destacou a importância da participação de todos para a  elaboração de propostas que contribuam para a que a área educacional tenha cada vez mais qualidade. “Todos devem fazer parte desta construção”, ressalta.

Para o juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, embora ainda haja muito a se fazer pela Educação, no município, “estamos na frente de muitas regiões do Paraná”.

O magistrado ainda elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal, principalmente, no setor educacional. Ele defende que, União da Vitória é administrada por autoridades que, efetivamente, trabalham em prol dos interesses públicos.

Por sua vez, o vice prefeito, Jair Brugnago, que também é educador, ressaltou que o juiz, ao lado do promotor, Julio Ribeiro de Campos Neto, é uma referência na região, no combate a evasão escolar.

Para ele, a Conferência é a oportunidade para que as pessoas que lutam pela qualidade da Educação possam debater e elaborar propostas.

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, pede aos conferencistas que dêem atenção especial à educação fundamental. Ele observa que, as crianças não ficam nas instituições ensino apenas para que os pais possam trabalham durante o dia, mas sim, porque nessa fase começa a formação dessas crianças. “Essas discussões se fazem necessárias e são extremamente importantes”, observa.

O evento prossegue durante a tarde dessa sexta-feira, 21, no Colégio Estadual Túlio de França, quando os conferencistas discutem o documento referência da Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em 2014.

As discussões  promovidas nas conferências  municipais e/ou inter-municipais, estaduais e do Distrito Federal, fazem  parte das etapas preparatórias da CONAE/2014.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]