Historia de União da vitória é representado em Teatro do Contestado

Escute a rádio

Historia de U.V.A é representada em Teatro do Contestado


24 de março de 2017

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na noite desta quinta-feira, 23 de março, a programação dos 127 anos de União da Vitória foi realizada no salão Nobre da Unespar, contando com uma peça teatral do Contestado, que teve a direção do professor Lício Ferreira.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

União da Vitória completa na segunda-feira, 27 de março, 127 anos, e nada melhor do que se lembrar da nossa história, voltando há 100 anos, durante a Guerra do Contestado.

Na noite de quinta-feira, a Prefeitura de União da Vitória juntamente com a Escola de Teatro do professor Lício Ferreira, realizaram a apresentação da peça teatral Contestado, com texto de Romário Borelli e direção de Lício Ferreira. A peça teatral se iniciou às 20h com a presença da comunidade e do vice-prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas. O vice – prefeito até parabenizou a organização do evento. “Quero agradecer ao professor Lício Ferreira, e a todos os jovens que na noite de hoje, estiveram fazendo está linda apresentação cultural para marcar os 127 anos da nossa cidade. O prefeito Hilton Santin Roveda, assim como eu, quer dar à oportunidade de todos terem acesso à música, a dança, a pintura e ao teatro. Parabenizo a todos pelo trabalho”. Disse Bachir Abbas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O enredo da peça teatral mostrou o inicio e o fim da Guerra do Contestado, (1912 – 1916), em que vários moradores de União da Vitória morreram em uma batalha, e uma das vítimas, foi um dos monges que afirmou que a região teria um período de tristeza, especialmente atingindo as crianças.

O dia a dia da época foi mostrado na limpeza das casas, a lavação de roupas no rio e a conversa da comunidade com a chegada do Monge João Maria. A política também foi destacada na peça teatral, com a vinda da estrada de ferro e as velhas promessas dos políticos para o sucesso e desenvolvimento da região.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Ao fim, foi mostrada a tragédia da batalha com as várias mortes e o grito de luta pela Terra do Contestado.

O professor de teatro Lício Ferreira, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e enfatizou o trabalho feito pelos jovens na peça teatral. Disse que a Escola de Teatro está formando os jovens para o mercado. “Quero agradecer a Prefeitura de União da Vitória, em nome do Santin e do Bachir, pelo convite e apoio para a nossa equipe fazer está apresentação em comemoração aos 127 anos da nossa cidade. O que nós mostramos, dá a visão de que a Guerra do Canudos assim como a do Contestado, é uma realidade que vivemos em outros países, com as mortes de mulheres, homens e crianças”. Finalizou Lício Ferreira.

Galeria:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Matos Costa realiza campanha de arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul

O município de Matos Costa e a Secretaria de Assistência Social, está realizando uma ação para arrecadação de donativos para destinar as vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. As pessoas que desejarem fazer uma doação poderão estar destinando os donativos à partir dessa quinta-feira (09). O destacamento do Corpo de Bombeiros […]

Bakri e Curi garantem investimentos milionários na infraestrutura do Sul e Centro-Sul do Paraná

Em costura feita pelos deputados Hussein Bakri e Alexandre Curi, dez municípios do Sul e do Centro-Sul receberão recursos milionários de um acordo com a Petrobras pela exploração do xisto no Paraná. Na manhã desta quarta-feira (8) em Curitiba, o Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, anunciou que o Governo do Estado fará as […]

Homens que beijam suas esposas todos os dias vivem mais, diz estudo

Um estudo mostrou que homens que beijam suas esposas todos os dias antes de irem para o trabalho tendem a viver 4 ou 5 anos a mais Um estudo realizado durante 10 anos indicou que homens que beijam suas esposas todos os dias antes de irem para o trabalho tendem a viver 4 ou 5 […]