Rádio Colmeia

Mais de 400 alunos recebem certificado do Proerd

junho 10
15:51 2016

Alunos recebem certificado atestando que agora eles têm o conhecimento necessário para que se mantenham longe das drogas e da violência

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A noite de terça-feira, 7 de junho, foi de festa para os 439 alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino de União da Vitória que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). Depois de três meses de curso, os estudantes receberam o certificado atestando que agora eles têm o conhecimento necessário para que se mantenham longe das drogas e da violência.

Além da entrega dos certificados, a cerimônia de formatura contou com apresentações musicais realizadas por policiais, anúncio dos alunos que se destacaram na elaboração de redações, juramento dos estudantes e teve ainda a participação do mascote do Programa, o Leãozinho DARE.

Entre as redações destaques estava a do aluno Eduardo Luís Franczak, da Escola Professora Hilda Romanzini de Melo. Ele foi convidado a ler seu texto durante a solenidade de formatura.

A redação foi iniciada com um questionamento: Se eles estão realmente preparados para enfrentar os desafios do dia a dia. Para o aluno, o Proerd veio justamente para isso, ajudá-los a enfrentar tantos desafios.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais que aprender a não aceitar bebidas alcoólicas, drogas e cigarros de pessoas estranhas, nem de conhecidos, Eduardo destaca em seu texto que aprendeu que cada pessoa é diferente e por isso, não se pode fazer bullying. “Cada pessoa tem o seu físico, caráter, diferentes um dos outros”, escreveu.

E, as lições vão além. “Se eu ver um amigo na situação de risco, vou procurar ajudá-lo”, garante Eduardo. Para finalizar, o aluno disse que gostou bastante do programa e vai seguir o caminho bom.

A elaboração das redações ocorreu durante o curso, como parte das atividades propostas em sala de aula. Foi escolhida uma redação por escola e os alunos que se destacaram receberam como prêmio o mascote do programa.

A entrega simbólica dos certificados foi realizada pelo comandante da quinta Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, o primeiro tenente, Saulo Vinicius Hladyszwski, pelo prefeito, Pedro Ivo Ilkiv e pela secretária municipal de Educação, Sandra Leão.

 

O programa:

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Proerd é a versão brasileira do programa norte americano DARE, nascido na cidade de Los Angeles, em 1983. No Brasil, o Programa foi implantado em 1992, no Estado do Rio de Janeiro. No Paraná, às primeiras turmas iniciaram as atividades no ano de 2000. Em União da Vitória, as atividades também tiveram início neste ano.

O programa é eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores, mostrando-lhes o efeito das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

Outra proposta do programa é oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em que eles podem confiar, permitindo as crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis.

 

As aulas:

 

Aplicado nas escolas públicas e particulares, o programa é direcionado para crianças entre 9 e 12 anos. As aulas são ministradas semanalmente e as lições aplicadas objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e a forma de oferecimento das drogas por pessoas estranhas.

 

 

Via comunicação Prefeitura de União da Vitória.

 

Tags
Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

dezembro 2018
D S T Q Q S S
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Últimos Cometários

Lindo maravilhoso parabéns a Cidade e toda a comunidade em geral q colaboraram pra que...

Jefferson foi um grande homem, trabalhador e um colega de trabalho honesto e sério, desejo...

Com pista de 814m de comprimento não é aeroporto, é um simples aeródromo com pouca...

Colméia no Facebook