Monumento João Pessoa será inaugurado dia cinco

Escute a rádio

Monumento João Pessoa será inaugurado dia cinco


2 de setembro de 2016

Na segunda-feira, dia 5 de setembro, a cidade de Porto União completa 99 anos de desenvolvimento e de muito trabalho. Mas para chegar nestes 99 anos, muita coisa aconteceu, e para marcar a história da cidade, será feito a reinauguração do Monumento João Pessoa no local de origem dos anos de 1931.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cidade de Porto União, ou como é conhecida, “Cidade Amiga”, completa nesta segunda-feira, 5 de setembro, seus 99 anos de desenvolvimento em prol da sua sociedade. Mas para falar de ações no presente ano de 2016 e do nosso futuro, é sempre bom olhar para o nosso passado e ver o que foi feito para o desenvolvimento em várias áreas de atuação.

Pensando nisso, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade junto com o poder público do município, fará na próxima segunda, dia do aniversário da cidade, a reinauguração do monumento de João Pessoa, que foi feito no ano de 1931 para orientar as navegações que passavam por Porto União e União da Vitória.

A peça artística foi colocado no ano de 1931, e com o passar dos anos sua estrutura foi retirada, e para marcar os 100 anos da cidade que será no dia 5 de setembro de 2017, foi feito a recuperação do monumento.

A reinauguração será às 10 h da manhã, na praça Nathanael Hirsch, que fica ao lado do Clube Concórdia, e toda a população está convidada para participar.

 

História:

 

MONUMENTO

 

NOME – João Pessoa

 

Local de origem – Às margens do Rio Iguaçu (no local da atual piscina do Clube Concórdia)

Estava até a poucos dias no entroncamento das Ruas Coronel Amazonas e José Boiteux.

Porto União – SC

 

LEI – Não encontrada.

 

DESCRIÇÃO – O monumento constava de uma coluna de estilo Jônico, ligeiramente cônica, com belíssimo capitel de folhas de acanto, e encimada por uma figura alegórica, representando o anjo da Vitória (Deusa Grega Nika ou Nike). Repousava a coluna sobre um pedestal quadrangular com os cantos ondulados, com folhas ornamentais. Segue-se uma ordem de dois degraus em volta. À frente principal da base, estava colocado uma placa com um belo alto-relevo, trabalho da Escola de Belas Artes Delphin Moreira, de Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais, com o busto do eminente brasileiro (João Pessoa), e a figura da República envolta na Bandeira Nacional, tendo em uma das mãos um lábaro. O monumento era todo de cimento, sendo a alegoria de remate do mesmo material colorido, imitando bronze. O anjo da Vitória (Deusa Grega Nika ou Nike)possuía 1 metro e 65 centímetros de altura e levava em uma das mãos uma coroa e na outra um facho de luz vermelha, símbolo da Revolução e servindo também como farol para as embarcações que navegavamno Rio Iguaçu. O capitel possuía 90 centímetros de altura. A coluna 4 metros de altura por 60 centímetros de diâmetro, na parte inferior. A base tinha 50 centímetros de altura. A escadaria 54 centímetros. O pedestal 2 metros e 80 centímetros. A altura total do monumento, que possuía iluminação elétrica, era de 10 metros e 39 centímetros. (De acordo com a Ata de Inauguração).

 

INSCRIÇÕESFrente:

JOÃO PESSOA                                                      AOS MORTOS

PERCURSOR E MARTYR                                              GLÓRIA!

DO NOVO BRASIL                                                AOS VIVOS

A AVENIDA                                                             GRATIDÃO

JOÃO PESSOA                                                      REVOLUÇÃO DA NOVA

DOS SEUS ADMIRADORES                                          REPÚBLICA OUTUBRO

5-10-1931                                                                1930

 

Atrás:

MONUMENTO

            JOÃO PESSOA

            INAUGURAÇÃO EM 5-10-1931

            REMOÇÃO EM 5-10-1971

            Responsável: ADM. 70

                        ADM. PROF. SERAFIM CÁUS

 

Nas faces laterais (somente no original)

À PREFEITURA MUNICIPAL, A COMISSÃO:

MATHIAS PIMPÃO– ALFREDO MATZEMBACHER

            THEODORO KROETZ. PORTO UNIÃO

            5 DE OUTRUBTO DE 1931

 

Na face do fundo a inscrição:

NEGO – 29 DE JULHO DE

  1. JOÃO PESSOA

 

HISTÓRICO – Ao pé do Porto, ancoradouro movimentado por vapores e grandes lanchas, que faziam transporte de produtos para outros centros do Paraná, foi projetada uma praça, a qual ocuparia todo o sítio de acesso à ancoragem. Consentiu a Municipalidade, que em seu lugar fosse edificada a sede do Clube Náutico. Ambas não foram concretizadas. Neste local foi levantado um monumento à memória do inesquecível candidato da “Aliança Liberal” à Vice-presidência da República no quadriênio 1930/1943. Idealizou a obra o farmacêutico Antiocho Pereira, prefeito do Município, que para efetivá-la instituiu uma comissão composta dos cidadãos: Mathias Pimpão, Alfredo Matizenbacher e Theodoro Kroetz.

Foi projetada pelo Engenheiro Carlos Conti e executada pelos escultores Carlos Wagenführ e Henrique Raid.

À noite servia de farol às embarcações.

“O monumento ao Dr. João Pessoa foi inaugurado a 5 de outubro de 1931, à entrada da Avenida do mesmo nome, fazendo frente a linha divisória dos Estados do Paraná e Santa Catarina, na cidade de Porto União, e à margem do Rio Iguassú” Com a ampliação do Clube Concórdia, o monumento ficou mal localizado. Decidiu-se que o mesmo fosse transladado à Praça Nathanael Hirsch, entre o Clube Concórdia e o Círculo Militar. Não foram instaladas. Durante algum tempo as peças ficaram abandonadas no referido local. Na gestão do Prefeito Serafim Cáus foram reunidos os restos do Monumento encontrados no 5º Batalhão de Engenharia de Combate e feita a reconstrução da parte do referido Monumento em 05 de outubro de 1971, ocasião em que o Monumento foi reinaugurado, com o descerramento pelas mãos do Sr. Alfredo Matzenbacher, na época o único sobrevivente da comissão de construção do Monumento em 1931.

 

GESTÃO         –       Prefeito Antiocho Pereira (1931).

Prefeito Serafim Cáus (1971).

ESTADO DE CONSERVAÇÃO – Estava deteriorado.

 

No ano de 2014 em reunião do Conselho Municipal de Cultura, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, senhor José Carlos Gonçalves, sugeriu aos presentes a reconstrução do monumento como sinal de resgate histórico de tão importante monumento.

Ao ser levado o assunto ao Prefeito Municipal de Porto União, senhor Anízio de Souza, houve de imediato a sua concordância em reconstruir o monumento. O assunto também foi levado também à Comissão Central do Centenário, que simpática ao tema concordou com a edificação da obra.

Este trabalho que agora está em fase de conclusão terá as seguintes características:

Uma coluna de estilo Jônico, ligeiramente cônica, com belíssimo capitel de folhas de acanto, e encimada por uma figura alegórica, representando o anjo da Vitória (Deusa Grega Nika ou Nike). Repousada sobre um pedestal quadrangular de dois degraus  com os cantos ondulados.À frente principal da base, será a antiga placa que está em fase de restauração, que trata de um belo alto-relevo, trabalho da Escola de Belas Artes Delphin Moreira, de Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais, com o busto de João Pessoa e a figura da República envolta na Bandeira Nacional, tendo em uma das mãos um lábaro. O monumento em cimento, sendo a alegoria de fibra e resinado pintado na cor imitando o metal bronze. O anjo da Vitória (Deusa Grega Nika ou Nike) possuiu 1 metro e 65 centímetros da base a cabeça e 1 metro e95 centímetros de altura, contando da sua base até a tocha,com o facho de luz em uma das mãos e na outra uma coroa de louros.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “Monumento João Pessoa será inaugurado dia cinco”

  1. Mara Novacki Fernandes Luiz disse:

    Quero cumprimentá-los pelo grande ato na reconstrução desse monumento, não deixando se perder um fato tão importante da nossa história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]