Pedro Ivo comemora adesão dos munícipes ao programa municipal de reciclagem » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pedro Ivo comemora adesão dos munícipes ao programa municipal de reciclagem


4 de fevereiro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Teve início, no sábado, 1°, a coleta seletiva de materiais recicláveis, feita pela Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de União da Vitória (Coopertrage). O trabalho é parte da série de ações integradas e organizadas pelo Projeto EcoCidade, reciclar é bom preservar é preciso!, planejadas no primeiro semestre de 2013 e, paulatinamente, implementadas com apoio da Prefeitura.

“Fiquei muito feliz que o povo está entendo nossa proposta e respondendo ao sistema que visa dar dignidade aos cooperados e diminuir a degradação ambiental”, declarou o prefeito Pedro Ivo Ilkiv. A coleta iniciou no distrito de São Cristóvão que, até então, não contava com esse tipo de serviço. Os materiais eram levados, juntamente com o lixo orgânico para o aterro sanitário. Isso diminuía o tempo de vida útil da vala, que recebe os materiais, e impede que muitos trabalhadores reciclem, tendo boa perspectiva de renda e preservem o meio ambiente.

 

Planejamento e ações:

 

O diretor de Assistência Social e coordenador do Projeto EcoCidade, Sidnei Cieslak, salienta que o projeto veio sendo organizado desde o primeiro semestre de 2013, posteriormente sendo afirmada a sua importância nas conferências municipal, estadual e nacional de meio ambiente que se pautaram no destino correto, especialmente de resíduos sólidos. O passo seguinte foi selecionar os trabalhadores que atuavam na coleta de materiais recicláveis informalmente e dar suporte técnico. Cerca de 45 pessoas tiveram o privilégio de serem parte da 1ª turma de alunos ensinados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus de União da Vitória – no curso de Reciclador.

A Prefeitura viabilizou, junto ao Governo do Estado, o repasse do antigo terminal de calcário para servir de centro de triagem de material e sede da Coopertrage, criada para congregar os trabalhadores e oficializar os serviços que, inclusive, recolhe impostos coletivos e pessoais, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Isso permite que eles tenham todo tipo de respaldo do Estado quanto ao seu trabalho, bem como, desfrutem da sua merecida aposentadoria no futuro”, enaltece Pedro Ivo. Junto ao barracão de triagem, a Prefeitura adequou o espaço de refeitório que serve almoço aos recicladores, pago pela própria cooperativa. Eles também possuem uniforme, equipamentos de segurança e transporte exclusivo para o trabalho e no retorno às residências.

 

Adesão da população:

 

Para divulgar o projeto foram realizadas reuniões nos bairros, dez ao todo em todo o distrito de São Cristóvão. Nelas, Sidnei Cieslak apresentou a proposta e explicou a sistemática organizada. Também descreveu o desenvolvimento de todo o programa. “O objetivo principal foi de conscientizar a população e solicitar colaboração no projeto”, justificou. O prefeito participou das reuniões e ratificou a solicitação. “Precisamos que cada um faça a sua parte, separe os materiais e coloque no saco de cor laranja”, reafirmou. Cada morador receber oito sacos para depositar os materiais. As coletas serão feitas às terças-feiras e sábados.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]