Programa de saúde de Porto União é referência na região » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Programa de saúde de Porto União é referência na região


17 de maio de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Porto União serve como exemplo positivo para vários municípios da região. Na área da saúde, o trabalho também é reconhecido. Prova disso é o resultado que o Programa Tabagismo: abordagem e tratamento do fumante tem alcançado e tem propagado positivamente o município de Porto União para outras regiões. Nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, a Secretaria de Saúde sedia uma capacitação regional, envolvendo municípios Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de apresentar o trabalho que é feito no município nesse programa.

Os trabalhos tiveram início na manhã de quinta-feira, 16, com a presença do secretário de Saúde, Jair Giraldi, e da gerente regional de saúde, Bernadete Grosskopf, coordenadores do programa Marcia Baggio Caus e Eliane Bradoski dos Santos, além de representantes na área da saúde dos municípios participantes da capacitação.

O médico da Secretaria de Saúde, Dercio Luis Kliemann, um dos grandes parceiros desse programa, ministrou uma palestra pela manhã. No dia a dia dos grupos de tabagismo ele trabalha na mesma tendência, orientando e explanando os problemas que o uso do tabaco pode ocasionar.

“O tabagismo é uma doença de interesse de saúde publica porque só o cigarro possui mais de 4.720 substâncias tóxicas, responsável por mais de 50 doenças e o índice de mortalidade é muito alto”, explica Kliemann. No Brasil, anualmente morrem 200 mil pessoas em consequência do tabagismo, isso sem contar as pessoas que ficam com sequelas graves, em decorrência do cigarro.

Para ele, a importância maior é a conscientização das pessoas. “Hoje quem fuma sabe que o cigarro já não faz parte do contexto social, antigamente as propagandas estimulavam comercialmente as pessoas a fumarem”, diz.

Em Porto União, esse trabalho de conscientização tem sido intenso e quem busca ajuda, encontra esse apoio nos grupos espalhados pelos bairros do município. “Temos o programa implantado desde 2011 e de lá pra cá, já acompanhamos muitas pessoas que largaram o cigarro e ganharam mais qualidade de vida”, afirma uma das coordenadoras Marcia.

As pessoas que querem ajuda, cadastram-se nas unidades de saúde próximas de sua residência e assim que há medicamentos e equipe técnica disponível, as turmas são fechadas e os encontros realizados.  Para isso, uma forte equipe atua nos grupos com médico, dentista, nutricionista e fisioterapeuta, orientando e auxiliando aqueles que querem realmente largar o tabaco.

Para o secretário Giraldi o município valoriza o investimento em programas como esse. “As nossas políticas em saúde em Porto União, todas elas, estão voltadas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Municípios que gastam muito com remédios são aqueles que muito provavelmente estão tratando somente das doenças, esquecendo de cuidar da saúde das pessoas”, afirma Giraldi.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]