Rede de Ajuda Coronavírus: uma alternativa a quem precisa de primeiros socorros psicológicos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Rede de Ajuda Coronavírus: uma alternativa a quem precisa de primeiros socorros psicológicos


4 de maio de 2020

Imagem Cejusc

Depressão, ansiedade, síndrome do pânico, medo, angústia, sofrimento. Esses e mais tantos outros sentimentos e doenças acabam atingindo as pessoas e em tempos de Coronavírus, isso pode acabar se agravando.

Foi por isso que o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de União da Vitória (Cejusc) criou o programa Rede de Ajuda CEJUSC/Coronavírus (RAC), cujo objetivo é oferecer um canal de acolhimento e primeiros socorros psicológicos.

Nesta segunda-feira, 04 de maio, o juiz Carlos Eduardo Mattioli em entrevista ao Jornal Colmeia, explicou como funciona o programa e quem pode acessá-lo. Mattioli coloca que qualquer pessoa pode procurar o programa, mesmo a pessoa tendo ou não recorrido aos serviços do Fórum. “A RAC ela promove atendimento de qualquer pessoa independentemente da idade, independente do problema que a aflige”, afirma.

O atendimento da RAC é feito por rede social, evitando de colocar as pessoas em risco de contaminação quando circulam na rua e também porque o prédio do Fórum está fechado, oferecendo seus serviços de forma não presencial ainda. O atendimento é feito via mensagem, chamada de vídeo ou chamada telefônica.

Os canais de contato podem ser feitos por e-mail no rededeajudacejusc@gmail.com e no Facebook na página do Cejusc União da Vitória, mandando mensagens com nome e número de WhatsApp ou telefone. A página da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória também pode ser usada como um canal de contato e até o perfil do juiz Carlos Mattioli. “Eu também já respondo de imediato, nós já acionamos a equipe, tem uma grande equipe que se capacitou em primeiros socorros psicológicos”, coloca.

O objetivo maior do programa é conseguir é estender a mão e conseguir abraçar e acolher as pessoas que passam por dificuldades nessa quarentena “ainda que esse abraço, esse estender a mão seja simbólico, ele é muito forte, muito importante”, diz Mattioli. Todas as pessoas de alguma forma passaram ou passam por alguma dificuldade em momentos como esse “e é normal que todos nós tenhamos períodos de oscilação, momentos bons, momentos ruins e quando o pensamento negativo vem, sempre há o risco de entrar numa crise de ansiedade e não conseguir sair mais”. O importante, segundo o juiz, é não titubear e procurar ajuda.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc abre concurso para níveis médio, técnico e superior com salários de até R$ 11,2 mil

A Celesc lançou nesta terça-feira (30) o edital de concurso com vagas de níveis médio, técnico e superior. O certame visa ao preenchimento de duas vagas de analista de sistemas e a formação de cadastro de reserva para o chamamento dos aprovados conforme haja necessidade, enquanto o concurso tiver validade. As funções têm cargas horárias […]

Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração […]

Bazar Maria das Vitórias tem início na próxima sexta-feira em Porto União

O bazar acontece no Pavilhão da Igreja Matriz de Porto União No próximo final de semana tem início o Bazar Maria das Vitórias, no pavilhão da Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias de Porto União. O bazar acontece a partir da sexta-feira, 03, das 14h às 19h. Já no sábado, 04, será das 09h às […]