Rádio Colmeia

Uniguaçu promove o projeto Elas por Elas

março 06
15:11 2018

Foto: Divulgação

O que é Empoderamento? É o ato de tomar poder de si. Empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. É uma consequência do movimento feminista e, mesmo estando interligados, são coisas diferentes. O projeto Elas por Elas tem como objetivo desenvolver exatamente esse empoderamento em nossas mulheres acadêmicas, que convivem desde crianças em uma sociedade com um contexto sócio histórico onde o machismo sempre predominou.

A tendência dentro da Instituição ao empoderamento feminino começou a se aprimorar e ampliar ao longo dos anos. Este projeto vem sendo idealizado há um ano pela Diretora Geral da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, juntamente com as professoras Lucimara Dayane Amarantes, coordenadora do curso de Serviço Social, e Darciele Mibach, coordenadora do curso de Psicologia. Como professoras de cursos da área de humanas, elas percebem a necessidade e a capacidade que cada uma tem.

O pensamento da mulher conquistar o seu espaço, seja no mercado de trabalho ou em suas realizações na vida pessoal cresce juntamente com as mudanças que ocorrem na sociedade. “Convivemos diariamente com muitas mulheres que tem muito potencial, mas não conseguem desenvolver isso em função da sociedade em que vivemos e de uma cultura que vem historicamente favorecendo o machismo. De maneira alguma estamos criticando o machismo, mas o feminismo também é algo muito importante a ser desenvolvido”, comenta a professora Darciele.

O feminismo não é o contrário do machismo, mas sim um movimento que transmite os direitos das mulheres na sociedade. É ajudar cada mulher a perceber seu potencial enquanto um ser humano igual ao homem. Baseado nisso, percebemos a necessidade das mulheres em relatar problemas e pedir ajuda pois, na maioria dos casos, a dificuldade de se empoderar é o maior obstáculo a ser enfrentado.

Segundo a professora Lucimara, a expectativa é ter um grupo de apoio que proporcione um espaço de discussão sobre temas contemporâneos e possibilite, por meio das conversas, o fortalecimento/empoderamento das mulheres que estão na Instituição.

O projeto tem início nesta quinta-feira, 8 de março, simbolizando justamente o Dia Internacional da Mulher. Serão rodas de conversas, onde as mulheres poderão trocar experiências e desenvolver sua autoestima. Os encontros serão quinzenais, nas quintas-feiras, às 20h45, tendo uma duração de meia hora. Todas as acadêmicas estão convidadas a participar deste grande projeto.

Artigos Relacionados

1 Comentário

  1. flowersofsinai
    flowersofsinai março 11, 17:36

    Obrigado pelo informação!online payday advance

    Reply to this comment

Escrever comentário

Calendário

junho 2018
DSTQQSS
« maio  
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Últimos Cometários

Exatamente o que eu procurava, muito obrigada!!!!...

Exatamente o que eu procurava, obrigada!!!...

Excelente serviço da POLÍCIA CIVIL de Porto União, mostrando que o serviço de investigação...

Colméia no Facebook