Rádio Colmeia

Usuários do SUS de PU elogiam atendimento em exames

março 09
20:03 2018

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto União tem trabalhado para diminuir o tempo de espera pelas autorizações de exames para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o secretário de Saúde, Marivaldo dos Reis, os exames passaram a ser racionalizados por critérios, ou seja, exames de maior urgência passaram a ser aprovados com maior agilidade e mesmo assim a espera pela autorização de exames não ultrapassa 15 dias.

Hoje a Secretaria conta com a avaliação de uma médica reguladora que classifica as prioridades dos exames tanto laboratoriais quanto os de imagem pela qualificação de risco, isso para garantir que os casos mais graves sejam diagnosticados e iniciem o tratamento com celeridade. São critérios estabelecidos por meio de avaliação de protocolos que determinam que os pacientes com casos mais graves sejam atendidos com maior rapidez, garantindo o diagnóstico e o tratamento adequado no menor espaço de tempo.

O objetivo da triagem é racionalizar e não racionar, ou seja, não se trata de diminuir os exames e sim de dar preferência para os casos mais urgentes. Essa triagem já existe por meio de uma central de regulação na esfera estadual e agora também está sendo colocada em prática em nível municipal.

O secretário alerta que exames para checkup e de rotina não são prática do SUS. A prevenção no sistema se faz pela medicina preventiva e, uma vez apontado algum problema pelo médico, aí sim é que o paciente será encaminhado para realização de exames.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário