Nesta segunda-feira, 12 de Dezembro, o Major Renato dos Santos Taborda, assumiu o Comando do 27º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão “Heróis do Contestado”, pertencente ao 4º Comando Regional de Polícia Militar.
Taborda assumiu em substituição ao Comandante, o Capitão Gilmar Golemba Santana, que foi promovido ao Posto de Major e que agora foi designado para assumir o Sub comando do 16º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Guarapuava.
O Capitão Gilmar permaneceu à frente do Comando do 27º Batalhão da Policia Militar por dois anos e seis meses, e entre as várias realizações a favor da Segurança dos cidadãos de União da Vitória e dos residentes nos municípios vizinhos, ele ajudou na criação do 27º Batalhão, que era um antigo anseio da Comunidade e que hoje, é uma realidade. Essa foi uma ação feita juntamente com o apoio de lideranças políticas que representam a região e que realizaram a criação do “Batalhão Heróis do Contestado”, um legado que está proporcionando muitas melhorias na Segurança Pública.
Em entrevista ao repórter Tiago Amaral da Rádio Colmeia, Golemba comentou sobre suas ações.
O Major Taborda, foi designado a assumir o Comando do 27º Batalhão pelo Exmo. Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, o Coronel Maurício Tortato.
Taborda encontrava-se exercendo suas atividades funcionais na Sede do 4º Comando de Polícia Militar do Paraná na cidade de Ponta Grossa, e com 26 anos de serviço na Corporação, trabalhou em várias Unidades da Polícia Militar, entre elas, o 5º Batalhão da Policia Militar de Londrina, a Companhia de Polícia de Choque, que é a atual BOPE de Curitiba, o 16º Batalhão da Policia Militar de Guarapuava, o 7º Batalhão da Policia Militar de Cruzeiro do Oeste, 1º Batalhão da Policia Militar de Ponta Grossa, 12º Batalhão da Policia Militar de Curitiba, o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária de Guarapuava, e a 8ª CIPM de Irati, onde exerceu por seis anos.
Além da formação acadêmica na Academia Policial Militar do Guatupê , sendo Bacharel em Segurança Pública, Taborda, formou-se Bacharel em Direito nas Faculdades em Guarapuava e Licenciatura em História pela Universidade do Centro-Oeste na mesma cidade. Taborda também possui pós-graduações na área de gestão pública, e em mais alguns cursos de atualização e capacitação realizados na Polícia Militar.
Major Taborda é instrutor na disciplina de Polícia Comunitária e defende que a integração entre a Comunidade e os órgãos responsáveis pela Segurança Pública são imprescindíveis para que haja uma boa Segurança Pública para “todos”. Reconheceu também o bom Trabalho realizado pelo Capitão Gilmar, ao qual ele dará continuidade, e conta com o mesmo apoio e respeito.