3º edição da Palestra Desvendando o Enem 2017, será realizada na Uniguaçu » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

3º edição da Palestra Desvendando o Enem 2017, será realizada na Uniguaçu


17 de agosto de 2017

A palestra será oferecida gratuitamente aos Colégios públicos e privados de União da Vitória, Porto União e região.

 

Foto: Comunicação Uniguaçu

Pelo terceiro ano, a Uniguaçu oferece a palestra “Desvendando o Enem” para escolas públicas e privadas. Além das orientações realizadas pelo professor Atílio Matozzo, idealizador do projeto, nesse ano, o material que até ano passado estava disponível para download no site, será entregue impresso em todas as escolas.

A palestra Desvendando o Enem tem como objetivo mostrar como a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é montada, e sanar possíveis dúvidas para que os estudantes melhorem seu desempenho e tenham melhores resultados, para obterem acesso à bolsas de estudo.

Em 2017, a prova sofreu mudança, passando a ser aplicada em dois domingos, 05 e 12 de novembro. Sendo assim, o manual “Desvendando o Enem”, também foi alterado para orientar os estudantes de forma mais eficaz. Segundo o professor Atílio Matozzo, o manual impresso foi adequado às novas regras. “O conteúdo foi relacionado à modificação do Enem. Como a redação será no primeiro domingo, então houve mudança no material mostrando como isso funciona. E como aconteceu mudança na equipe que organiza e coordena o Enem, há mudança também na prova. Então foi trabalhado com essas perspectivas”, comenta.

Em 2016, a palestra atingiu cerca de 3 mil estudantes de colégios públicos e privados. No início do projeto, em 2017, as escolas públicas serão contempladas com a palestra e o material impresso. Em torno de 45 escolas já estão com data agendada. Para quem tem interesse em participar e receber o manual, poderá entrar em contato com a Instituição pelo telefone: (42) 3522-6192.

Os resultados obtidos nas primeiras edições foram muito positivas. Segundo o professor Atílio Matozzo, os alunos que se prepararam para o exame com o auxílio do manual “Desvendando o Enem”, atingiram conceitos que garantiram várias bolsas aos estudantes. “Muitos desses alunos são nossos hoje, e com bolsa. E o material ajudou bastante, principalmente na hora de fazer a revisão do conteúdo e dos estudos”, comenta.

 

 Por que se dedicar ao ENEM?

 

O Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado em 1998, com o intuito de avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Porém, seu resultado garante aos estudantes brasileiros uma série de vantagens ao ingressar no ensino superior.

Por meio da nota do Enem, o estudante pode conseguir bolsas parciais ou integrais em universidades particulares se inscrevendo no Prouni. Outra vantagem da boa nota, é a inscrição no Sisu que pode garantir o ingresso em faculdades públicas. Para conseguir o Fies, o candidato também precisa ter participação no Enem, podendo financiar sua faculdade.

Em outros casos, sua nota na prova pode ser utilizada como critério de avaliação em faculdades particulares, substituindo o próprio vestibular. Além de ter a oportunidade de intercâmbios em Portugal. “A primeira parte da palestra mostra como fazer a inscrição no Sisu, não só para as faculdades da nossa região, mas também para as faculdade portuguesas que aceitam nota do Enem para a entrada de alunos”, explica o professor Atílio Matozzo.

Atualmente, a Uniguaçu, é a única Instituição da região que oferece o Prouni. O Fies também compõe seu quadro de incentivos para o estudo. Com mais de 4 mil acadêmicos na graduação, mais de 1.400 estudantes são contemplados com as duas bolsas federais.

 

Serviço:

 

Para saber mais sobre as bolsas oferecidas pelas Instituição, basta acessar o site www.uniguacu.edu.br ou agendar um horário com a Central Acadêmica, pelo telefone (42) 3522 61 92.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]