5ª Festa da Erva-Mate será nos dias 28 e 29 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

5ª Festa da Erva-Mate será nos dias 28 e 29


16 de novembro de 2015

A Prefeitura de Cruz Machado promove no próximo final de semana, nos dias 28 e 29 de novembro, na praça Papa Pio XII, a 5ª Festa da Erva-Mate. O evento conta com o apoio da Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A quinta edição será embelezada pela Rainha Taiane Fries, 1ª Princesa Adriane Baldessar e 2ª Princesa Morgana Gauer. A festividade tem como propósito manter viva a tradição do povo de Cruz Machado, divulgar o potencial da cadeia produtiva da erva-mate no município, desde a semente até o produto final, além de promover uma confraternização entre produtores, industriais e consumidores.

O evento tem início no sábado, 28 de novembro, às 7h, com rodas de chimarrão, 10h, recepção de autoridades e imprensa, 10h30, abertura da praça de alimentação – 12h, almoço, 13h, início das apresentações artísticas, 21h, Show Grupo Fogo de Chão, e às 23h, Show Grupo Sarandeio do Rio Grande. No domingo, 29 de novembro, a programação inicia às 7h, com mais rodas de chimarrão, 9h, 2ª Corrida Rústica da Erva-Mate, 10h30, abertura da praça de alimentação, 10h45, Gravação (Ao Vivo) do Programa Alô Tchê (TV É Paraná), 11h45, apresentações artísticas do CTG Os Birivas, 12h,almoço, 13h, 3º Concurso da Maior Folha de Erva-Mate, 15h, Show Grupo Garotinhas de Ouro e às 17h, Show Grupo Garotos de Ouro. Durante os dois dias do evento haverá Escola do Chimarrão, Exposição de Empresas, Exposição de Pequenos Animais Canil Greissy Kelly (Passo Fundo – RS).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, a 5ª Festa da Erva-Mate possui uma grande importância para agricultura familiar do município. A ideia do evento é que a erva-mate seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso na cidade, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também ao município. “O cultivo da erva-mate é a grande fonte de renda para a nossa agricultura familiar. Nós vemos os agricultores melhorando as suas residências, seus veículos, tratores, implementos agrícolas e mudado a realidade econômica da nossa região, graças ao cultivo da erva-mate”, acredita.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de seis mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município, no ano passado, foi de R$ 90.468.000,00. A erva-mate é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento no município. Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de erva-mate, em que aproximadamente 3 mil famílias produzem a cultura no município.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Vídeo: tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz é inaugurada em Porto União

Na tarde dessa sexta-feira, 27, a tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz foi inaugurada em Porto União pelo prefeito Eliseu Mibach e demais autoridades. Uma pequena demonstração foi realizada nos quase 800 metros de cabo que levam até o Parque do Centenário, próximo ao balneário Santa Rosa, em uma velocidade de aproximadamente 54km. Para […]

Celesc e empresas de telefonia retiraram cerca de 70 toneladas de cabos irregulares de postes em 2024

A cooperação entre a Celesc, prefeituras e empresas de telefonia resultou na realização de 135 mutirões de limpeza de postes e na remoção de aproximadamente 70 toneladas de cabos obsoletos ou descartados de forma irregular sobre a rede, ao longo de 2024. As ações ocorreram em cidades como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, São Miguel, […]

Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

Com as temperaturas mais altas no verão, é comum o uso de piscinas nas mais diversas cidades, especialmente no Litoral. O hábito de encher e esvaziar a piscina, principalmente as plásticas, sem tratar a água tem se tornado um dos grandes vilões do desperdício de água. “Uma piscina de 5 mil litros é o suficiente […]