6ª Regional de Saúde em União da Vitória dá continuidade aos testes em massa » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

6ª Regional de Saúde em União da Vitória dá continuidade aos testes em massa


19 de outubro de 2020

Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

As testagens em massa, realizadas pela 6ª Regional de Saúde, para verificação da Covid-19 nos servidores e professores das escolas estaduais de União da Vitória e São Mateus do Sul continuam nesta segunda-feira, 19 de outubro. Os testes transcorrem até a sexta-feira. O objetivo é atingir 25% dessa população e também a dos alunos.

No momento a testagem em massa está sendo utilizada como um inquérito epidemiológico, um estudo para saber como a doença se comportou exclusivamente nesta população. Este inquérito poderá ser utilizado mais tarde para algum tipo de análise em relação ao retorno das aulas segundo o chefe da 6ª Regional, Ricardo Krzyzanowski.

Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia
Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

O teste rápido consegue identificar se a pessoa adquiriu uma resposta imunológica ao SarsCov-2 (Covid-19). Se der positivo, não é possível saber se a pessoa está na vigência da doença ou se já passou por ela. Caso haja algum caso positivo, o paciente será encaminhado para fazer o teste de PCR, que irá mostrar se há infecção ativa ou não do vírus no corpo.

De acordo com Krzyzanowski, até o momento todas as pessoas que foram testadas em São Mateus do Sul e União da Vitória, não sinalizaram positivo a resposta imunológica ao vírus. O professor Norberto José Polsin, que fez o teste e teve resposta negativa ao vírus disse que é muito importante saber o grau de contaminação e contato da Covid-19 nesta população.

“É de fundamental importância”, disse, mesmo não sabendo se o retorno das aulas será de fato realizado. “Mas é bom fazer esse mapeamento em toda região”, apontou.

Para a realização dos testes em massa a 6ª Regional de Saúde contou com a viabilização do deputado e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Hussein Bakri (PSD), junto com o Governo do Paraná e Secretaria Estadual de Saúde.

Vídeo: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

Pandemia na região

No paraná e nos municípios em que a 6ª Regional de Saúde abrange, os casos estão estabilizados. A curva de contágio está decrescente, ou seja, a pandemia está perdendo força. Mas ainda é importante saber que há a possibilidade de uma segunda onda. “Não é o momento de nós nos desmobilizarmos”, colocou Krzyzanowski.

Imagem: Adriano Dziduk/Radio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]