Prefeitura de Bituruna faz balanço das ações do primeiro mês de combate ao COVID-19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prefeitura de Bituruna faz balanço das ações do primeiro mês de combate ao COVID-19


24 de abril de 2020

Imagem prefeitura

Na quinta-feira, 23 de abril, Bituruna completou um mês de medidas intensivas de prevenção a Coronavírus (COVID-19). Nos primeiros dias foram mantidos abertos apenas os serviços essenciais do comércio e prestadores de serviço além das indústrias, e implantadas barreiras sanitárias por 15 dias. Após esse período, iniciou a reabertura gradual do comércio seguindo o protocolo de higiene e segurança, como manter a distância segura em filas e a disponibilização de álcool em gel.

Foram realizadas 150 fiscalizações, 2.000 visitas orientativos, 35 notificações e cinco estabelecimentos fechados. Agentes de orientação estão diariamente no Centro e bairros prestando esclarecimentos à população.

O auxílio emergencial do Governo Federal começou a ser pago dia 09 de abril e a previsão é que ele injete mais de R$ 1 milhão em Bituruna. A Secretaria de Desenvolvimento Social prestou atendimento aos cadastrados no CadÚnico sobre o assunto, realizando 385 cadastros e 155 atualizações de CPF. A Sala do Empreendedor também está auxiliando os autônomos e Microempreendedores individuais, realizando a renegociação de parcelas da Fomento Paraná e viabilizando linhas de crédito através do Paraná Recupera, do Governo Estadual.

A Fundação Municipal de Saúde iniciou a entrega de 20 mil máscaras reutilizáveis através das agentes comunitárias de saúde. A aquisição das máscaras foi possível devido à colaboração da população que doou para a campanha solidária “Máscara para Todos”. O uso do item é obrigatório em Bituruna, como determina o decreto 069/2020. O último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde aponta que Bituruna segue sem nenhum caso confirmado de Coronavírus (COVID-19).

A população pode solicitar orientações das 8h às 17h no: (42) 3553-8000, pedindo o encaminhamento da ligação para a Vigilância Epidemiológica ou através do WhatsApp: (42) 3553-8011. O atendimento de pacientes está sendo realizado das 8h às 17h nas unidades de saúde São João, Oscar Geyer, Líbera Rossoni, Clemens Fioreli e Lino Zini. Já a unidade Serafim Miron Martins está atendendo em horário estendido, das 8h às 23h. Devem procurar o Hospital São Vicente de Paula apenas quem precisar de atendimento de urgência e emergência, afim de evitar aglomerações.

Outras ações: Orientações nas empresas, atualização diárias dos números de casos disponível para à população, fechamento de espaços de esporte e lazer, atividades disponíveis para à rede municipal de ensino em modelo Educação à Distância e disque denúncia sobre estabelecimentos atendendo de forma irregular e aglomerações de pessoas: (3553-8012 WhatsApp).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Feira do Peixe de Porto União inicia com diversos pontos de venda

A tradicional Feira do Peixe de Porto União, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Associação EcoPeixe, inicia na segunda-feira, 14 e segue até sexta-feira, 18, com a venda de peixes frescos em pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo de pescado durante a Semana Santa, além […]

Deputados estaduais e federais se reunirão com Ministra Gleisi Hoffman para discutir soluções para a BR 476

No próximo dia 24, às 11h, acontecerá em Brasília junto à Ministra Gleisi Hoffman e demais integrantes do Governo Federal, reunião para discutir soluções para os problemas na BR 476, trecho de São Mateus do Sul a União da Vitória. Dentre a pauta estão: – Os serviços de melhoria, manutenção e consertos da pista, já […]

Informe Epidemiológico mostra que casos de dengue e chikungunya vêm aumentando em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), divulgou o mais recente Informe Epidemiológico, com dados até 7 de abril. Nas últimas semanas, o número de casos de dengue e chikungunya vem aumentando no estado. Por isso, segue o alerta já que nos próximos meses, quando começar a […]