Gerente regional da Celesc fala sobre a falta de energia elétrica em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Gerente regional da Celesc fala sobre a falta de energia elétrica em Porto União


2 de julho de 2020

Gerente regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Leandro Gonçalves de Oliveira

O forte temporal que passou pelas cidades catarinenses deixou um rastro de grandes danos . Proveniente do denominado “ciclone bomba”, os fortes ventos e chuvas destelharam casas, derrubaram árvores e deixaram grande parte da população sem energia elétrica, o que está causando grande preocupação no interior dos municípios, principalmente em Porto União.

Os produtores de leite que necessitam da energia para resfriar o produto ordenhado se viram em uma situação complicada. No Jornal Colmeia desta quinta-feira, 02 de julho, o gerente regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Leandro Gonçalves de Oliveira, e o vice-prefeito de Porto União, Percy Storck, trouxeram mais informações de quais serão os próximos passos neste caso.


Segundo o gerente regional de Mafra a Porto União foram mais de 60 mil consumidores sem energia elétrica e, nessa fase de recomposição os conceitos básicos de segurança são prioridade, “nossos atendimentos prioritários são com questões de segurança e depois a gente começa a fazer a priorização por troncos de alimentadores locais com mais quantidades de consumidores, consumidores prioritários”.

Em Porto União há um agravante que é a questão da comunicação, pois “as antenas de comunicação da Celesc estão no morro de Santa Cruz do Timbó e a gente está sem energia lá”. A empresa está sem conseguir falar com os próprios funcionários que está em campo. “Eles estão tendo que se deslocar a locais que pegam celular para a gente se comunicar com eles”, apontou.

Sobre a previsão de retorno da energia, Oliveira afirmou que não há data certa para que a energia volte e que há locais que poderão ficar mais de uma semana sem luz até tudo se normalizar, “tem locais que tem 10, 15 postes caídos”. Atualmente, há quatro caminhões da empresa trabalhando em Porto União para reestruturar a volta da energia, “aproximadamente 30% da nossa força de caminhão pesado que a gente chama que é para trocar poste, recompor alimentadores estão aí no município”, afirma Oliveira.

Os trabalhos estão localizados nessa quinta-feira, 02, às margens da BR 280, em dois alimentadores que levam energia para o Distrito de Santa Cruz do Timbó e o Distrito de São Miguel da Serra. “A gente está tentando recompor essas linhas tronco, para depois chegar mais lá na área mais rural, na área mais distante da nossa subestação para conseguir dar um suporte”, apontou.

vice-prefeito de Porto União Percy Storck

A Celesc está com aproximadamente 900 ocorrências pendentes no estado todo e em Porto União 2 mil consumidores estão ainda sem energia elétrica em suas casas. “Vão ter locais que serão recompostos hoje, vão ter locais que infelizmente vão demorar uma semana”, enfatiza Oliveira.

O vice-prefeito Percy Storck, comentou que alguns projetos com a Secretaria de Meio Ambiente foram realizados anteriormente “orientando os produtores de reflorestamento e até agricultores do distanciamento das redes com seus plantios de eucalipto” que não foi o causador dos estragos, mas de certa forma contribuiu com os danos.

Storck também agradeceu a Celesc pelo atendimento ao município, dizendo que “entendemos o empenho e sabemos que 25% da força da Celesc, do estrutural que é remover postes,instalar esses postes, está dentro do nosso município, então queremos somente tranquilizar nossa região. Pois é um momento que sabemos que entrou pra história e nós sempre fomos e seremos parceiros da Celesc”.

Em caso de qualquer problema com a rede elétrica, postes, fios e alimentadores é recomendado “não chegar perto, comuniquem a Celesc”, afirmou o gerente regional.

Serviço
www.celesc.com.br
Emergência: 0800 480196

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]