Nesta manhã de sexta-feira (31) foi realizado nas cidades de União da Vitória (PR), Major Vieira e Balneário Piçarras (SC) uma operação denominada “Et Pater Filium”, organizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Polícia Civil, com o objetivo de cumprir 20 mandados de busca e apreensão. Essa operação é o resultado de uma investigação que apura a existência de uma organização criminosa, suspeita de cometer fraudes a licitações e corrupção no Norte Catarinense.
Coordenada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, os mandados são a empresários, pai e filho, e funcionários públicos. De acordo com o órgão, a investigação teria apontado uma ligação próxima entre eles para direcionar contratações públicas ao ramo de construção civil, sendo que em troca, os agentes públicos recebiam vantagens ilícitas.
Desenvolvida pelo Grupo Especial Anticorrupção do Ministério Público (GEAC) e pela Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas (DIC), a investigação também contou com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e Policiais militares.