Serviço de estimulação precoce é oferecido pela APAE de Irineópolis » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Serviço de estimulação precoce é oferecido pela APAE de Irineópolis


7 de agosto de 2020

Ilustrativa

Toda criança precisa se sentir protegida, amada e estar se desenvolvendo em um ambiente de harmonia. Esses fatores são primordiais e muito importantes para o sua evolução e crescimento. Estimular o desenvolvimento também é preciso. Em Irineópolis a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) oferece um serviço de estimulação precoce, uma sala onde as crianças são avaliadas e recebem o atendimento se necessário.

Composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga, professora, assistente social e psicólogo, a equipe acompanha o desenvolvimento da criança e a estimula na característica ou ponto que precisa ser estimulada. Esse é um serviço gratuito oferecido por todas as APAES. “É um serviço bem completo, bem atento e bem sério”, afirmou a coordenadora pedagógica da APAE de Irineópolis, Cristiana Lech.

Se a criança apresenta sinais de atraso e se houver uma orientação médica, os pais podem leva-la ao serviço de estimulação, independente se esse atraso vai gerar uma deficiência ou não. “Se a criança está com problemas a gente vai estar atuando nessa falha do desenvolvimento dela”, pontuou.

Em muitos casos, a questão de criação e desenvolvimento dos filhos fica a cargo apenas da mulher. “O homem tem tanto responsabilidade quanto a mulher”, disse Cristiana, ambos são responsáveis pela geração, gestação e vida da criança, o que acarreta também serem responsáveis por um melhor desenvolvimento.

De acordo com estudos há a probabilidade de algumas deficiências serem acometidas em função do homem. Por isso é importante a realização da prevenção, exames e acompanhamento da parceira. A afetividade é uma parte importante para a geração da criança.

Divulgação

Para a coordenadora pedagógica, cerca de 70% da deficiências podem ser evitadas com a prevenção. No mês de agosto, a campanha “Agosto Laranja” vem tratar sobre esse assunto: a prevenção e conscientização das deficiências. As APAES de todo país promovem ações para informar sobre a importância de alguns cuidados para diminuição na ocorrência de novas deficiências, do nascimento ao longo da vida.

A iniciativa também tenta buscar identificar casos que precisem de intervenção precoce. O aplicativo APAE SC, que traz dicas de prevenção, trabalhos realizados pelas APAES do estado, notícias e contatos é disponibilizado como um canal de informação para quem quer saber mais sobre o assunto.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]

Gripe K: Santa Catarina registra a maioria dos casos no país

Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) confirmam 17 casos da chamada “gripe K” em seis municípios do estado. De acordo com a pasta, os pacientes — de diferentes faixas etárias — não apresentaram reações graves ao vírus. Os casos foram identificados em: Segundo a SES, os municípios seguem […]