Dedica Estadual encerra projeto de 2020 com palestras e mensagens de apoio » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Dedica Estadual encerra projeto de 2020 com palestras e mensagens de apoio


14 de setembro de 2020

Juiz Carlos Mattioli
Imagem: Assessoria de Imprensa

O projeto do CEJUSC/Vara da Infância e Juventude, Dedica Estadual 2020, foi encerrado com mais um ciclo de palestras na quinta-feira, 10 de setembro. A iniciativa, promovida em conjunto com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e a Promotoria da Infância e Juventude de União da Vitória – Ministério Público (MP), tem sido ferramenta de apoio e capacitação para educadores e demais interessados, ao longo do ano.

Na sua 4ª edição, e última de 2020, duas temáticas foram abordadas. O primeiro tema foi ‘O Saber Sistêmico a serviço da Educação em tempos de Pandemia’, com a terapeuta Fernanda Ravanello. Na sequência, o professor Sérgio Gelchaki falou sobre ‘Ama o próximo como a Ti mesmo: o eu interior em tempos difíceis’. O evento virtual teve transmissão pelo YouTube, no canal da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP).

‘O Saber Sistêmico a serviço da Educação em tempos de Pandemia’, foi o tema abordado pela terapeuta Fernanda Ravanello. Em sua fala, a profissional deu dicas de postura social e diante do ambiente escolar novo, em plataforma virtual e no atendimento aos pais e alunos. Sustentada no amplo conhecimento profissional, a palestrante compartilhou experiências com o foco de dar suporte e motivar os educadores.

terapeuta Fernanda Ravanello
Imagem: Assessoria de Imprensa

O cenário tem se mostrado desafiante para os professores, pedagogos e diretores de escolas. Muitas vezes a participação fica abaixo do esperado para fazer tarefas. Disso, conforme a terapeuta, a importância da empatia e apoio dos educadores para que o ensino siga e que o aprendizado possa fluir. Fernanda Ravanello destacou que os professores deixam ‘memórias’ para os seus alunos. Disso a importância de olhar de forma positiva, buscando o desenvolvimento humano e adaptados ao momento atual, da escola dentro de casa.

Por sua vez, o professor Sérgio Gelchaki abordou o tema: ‘Ama o próximo como a Ti mesmo: o eu interior em tempos difíceis’. Buscando entrar no conceito filosófico e, até com atributos espirituais, ele focou a abordagem de contribuir com os seus alunos, entendendo o cenário e buscando auxiliar. Contudo, tendo sempre o ‘amor a si próprio’, valorizando e cuidando de si, se aceitando da forma que é e tendo equilíbrio mental e pessoal.

O professor reforçou a importância de ter esta postura de estar bem no seu interior, na sua alma, para ajudar aos outros. No caso estando equilibrado e agindo com empatia ao próximo. A dica é resolver os próprios problemas. Muitas vezes, as pessoas querem resolver os problemas dos outros e impor a sua visão, mas o ponto central, é aceitar as pessoas como elas são e saber conviver nesta atitude e compreensão do próximo.

professor Sérgio Gelchaki
Imagem: Assessoria de Imprensa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]