Grupo recebe fala do juiz Carlos Mattioli sobre violência contra mulher e autocuidado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Grupo recebe fala do juiz Carlos Mattioli sobre violência contra mulher e autocuidado


19 de outubro de 2020

Imagem CEJUSC

Falando para um grupo de meninas, de 12 a 18 anos de idade, e mulheres, o juiz da Vara da Família e CEJUSC, Carlos Mattioli, destacou entendimentos pessoais e vivências sobre autocuidado. Saúde mental tem relação direta com o bem-estar, prevenção e olhar positivo mesmo em momentos desafiantes. A palestra foi por convite da pedagoga do Colégio Estadual Lauro Muller Soares, Solange Pereira.

Também acompanharam a atividade a coordenadora do grupo, a Soldado Cristina da Polícia Militar, e o capitão Zem – comandante 7º Colégio da Polícia Militar (CPMPR) que estará em funcionamento no atual Colégio Lauro Muller Soares. O projeto visa o bem-estar e a promoção da cidadania e mulheres, preparo de forma a lidar com os obstáculos do dia a dia, no contexto do sexo feminino.

Fomenta o acolhimento para aquelas que necessitam de apoio em qualquer situação relacionada à convivência no ambiente escolar, vida particular e social, especialmente em razão das manifestações de violência de gênero. O magistrado esteve neste sábado, 17 de outubro, na instituição, onde ocorrem as reuniões periódicas e multidisciplinares.

Imagem CEJUSC

Formas de ajuda e ações

Além de pontuar detalhes e posturas jurídicas do dia a dia, que dão suporte em casos que a mulher precisa da Justiça (estendido a todos cidadãos), o juiz frisou o respaldo que existente. A Vara da Família e o CEJUSC tem setores à disposição para formatar grupos de apoio. Inclusive para dar acolhimento necessário no atendimento e evitar a sequência da violência, quando da busca de ajuda e por soluções. Dando, sempre, crédito para à palavra da vítima.

Há diversos tipos de violência contra a mulher. Desde a desvalorização do serviço doméstico, (em tom machista, mas que juridicamente equivale ao trabalho do marido que sustenta financeiramente a casa), até a invasão e acesso ao telefone celular pessoal. São situações comuns aos relacionamentos que representam formas violentas. Vedar contatos e amizades, interferir na forma de se vestir, entre outras condutas que não devem ser aceitas.

Imagem CEJUSC

Pressão psicológica e violência verbal podem ser os primeiros passos para as seguintes formas violentas mais agressivas, segundo o entendimento e experiência de casos vivenciados por Mattioli. Chegando às agressões físicas e que carecem de olhar de maior alerta. Tudo isso deve ser tratado no campo jurídico, com proteção da mulher que é vítima destas práticas, tanto no cenário domiciliar quanto no social, escolar ou de trabalho.

Solange Pereira frisou de que a busca do grupo não é por um caminho feminista. Mas sim, por exemplo, relacionando experiências de homens e suas autorreflexões como temáticas que criem a interrelação que auxilie as mulheres envolvidas.

A soldado Cristina, da Polícia Militar do Paraná, foi a idealizadora da proposta, com apoio do Colégio Lauro Muller. Segundo ela, as reuniões visam temáticas variadas e abordagens que auxiliem o coletivo de meninas. “Este grupo merece todos os elogios pela postura ativa de fazer a mudança na sociedade, especialmente empoderando e acolhendo o público de meninas e mulheres vítimas de violência”, frisou Carlos Mattioli.

Imagem CEJUSC

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]