Porto União recebe Parque Eólico » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União recebe Parque Eólico


22 de fevereiro de 2021

(foto: Reprodução)

Uma fonte renovável que segundo a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vem ganhando cada vez mais importância na matriz energética brasileira. Em 2016, o País já ocupava o ranking de 10º maior produtor de energia eólica o quarto maior em expansão dessa fonte.

Em entrevista ao Jornal Colmeia, o prefeito de Porto União falou sobre o projeto para a instalação de o Complexo Eólico de Calmon, que será composto por 11 parques eólicos distribuídos pelos municípios de Calmon, Porto União, Timbó Grande e Caçador.

“Quem ganha é o município. Acaba gerando mais empregos, mais investimentos, a arrecadação do município consequentemente vai aumentar através de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e assim vamos trabalhando para faz acontecer”, afirma o prefeito.

Na última sexta-feira, 19, o governo de Santa Catarina publicou uma matéria informando que o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental Prévia (LAP) do Complexo Eólico Calmon, com investimentos estimados em aproximadamente R$ 1 bilhão.

A empresa responsável será a Eólicas de Calmon LTDA, que pretende concentrar vários aerogeradores destinados à transformação de energia eólica em energia elétrica. O empreendimento deve gerar quase dois mil empregos diretos e indiretos na fase de instalação e 146 empregos fixos na etapa de operação.

Sobre o projeto

O Complexo Eólico de Calmon foi projetado com área total de aproximadamente 9,6 mil hectares e potência total de 256,5 MW com 95 aerogeradores de 2,7 MW cada. A localização das instalações dos aerogeradores foi definida de forma preliminar, considerando os dados de vento, topografia do terreno, dados meteorológicos, rugosidade do terreno e a curva de potência.

O modelo e o posicionamento definitivo dos aerogeradores serão estabelecidos no Projeto Executivo do empreendimento, a ser elaborado na fase de instalação. A LAP é a primeira de três licenças ambientais (Prévia, de Instalação e de Operação) que são necessárias para o início do funcionamento do empreendimento. O tempo estimado para a instalação do Complexo Eólico de Calmon é de 34 meses.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]