Após conversa entre Porto União e Mistério Público, Sanepar deverá responder Inquérito Civil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Após conversa entre Porto União e Mistério Público, Sanepar deverá responder Inquérito Civil


27 de janeiro de 2022

Foto: Sanepar

Os munícipes de Porto União, principalmente dos bairros mais altos, vêm sofrendo ano após ano com a falta de água. A SANEPAR, estatal que atua na cidade de Porto União e de União da Vitória, é a empresa responsável pelo abastecimento.

Por treze anos a SANEPAR atuou em nosso município sem contrato, o que era usado como justificativa para a falta de investimento em melhorias para acompanhar o crescimento da população e o aumento de residências nos bairros mais altos.

Para colocar definitivamente um fim nesse problema, no dia 31 de março de 2018, o contrato com a SANEPAR foi devidamente oficializado e com ele, a promessa de investimentos substanciais. O contrato assinado com a validade de 30 anos prevê investimentos acima de 60 milhões de reais e nele a companhia estabelece algumas metas que a empresa deverá cumprir, além de investimentos em diversas áreas, como ampliação do sistema de esgotamento sanitário e melhoria no abastecimento de água.

Na época o prefeito Eliseu Mibach chegou a comemorar “O município estava sem investimento nenhum por parte da companhia, e agora, com investimentos, ganha-se em qualidade de vida para os munícipes, melhorando os índices de Porto União”, completa.

Os problemas não acabaram com a assinatura do contrato tanto que em agosto do ano passado, por ocasião dos repetidos episódios de falta de abastecimento, Eliseu e sua equipe se deslocaram para Curitiba. A comitiva esteve na Sede da SANEPAR para a repactuação da meta de tratamento de esgoto.

Aproveitando a ocasião onde estavam presentes Elerian Zanetti, Diretor Comercial; Claudio Stabile , Chefe Executivo e Anderson Coelho, Gerente de Comissões, Eliseu cobrou soluções para os problemas constantes de interrupção do fornecimento de água nos locais mais altos da cidade, como São Pedro e Vice King, onde foi prometido solução imediata com ajustes nos projetos e investimentos urgentes.

Embora soluções já tenham sido apresentadas no papel pela SANEPAR para abril do próximo ano, quando a quantidade de água tratada fornecida deveria duplicar, Eliseu foi taxativo: precisa da solução já!

Frise-se que a SANEPAR está com o plano de investimentos e metas contratada atrasada, motivo pelo qual foi objeto de notificação no segundo semestre do ano passado, porém, permaneceram inertes.

Agora o problema se repete. Era previsto. Basta uma onda de calor um pouco mais intensa para que o abastecimento fique comprometido e dezenas de famílias sejam prejudicadas.

O motivo ainda é o mesmo: falta de capacidade de abastecimento.

A SANEPAR responsabiliza os moradores que lavam calçadas, carros e enchem as piscinas quando na verdade não cumpre as metas de investimentos prometidas e contratadas.

Por esse motivo, o Prefeito Eliseu Mibach explica que é solidário ao problema dos moradores que muitas das vezes não têm sequer uma caixa de água, o que torna a situação ainda mais grave. Eliseu decidiu não protelar mais a situação, e na tarde de hoje, em conversa com o Ministério Público foram discutidas as demandas.

Acabou a paciência para o diálogo, agora é contratual.

Por isso o Ministério Público após conversa com o Município, instaurou Inquérito Civil n 06.2022.00000766-4.

Pelo inquérito, fica à SANEPAR a obrigação de apresentar em três dias relatório contendo:

1) os locais afetados e os períodos exatos de interrupção;

2) as razões individualizadas de cada interrupção, de modo documentado;

3) o aviso, prévio ou simultâneo, sobre a interrupção às comunidades e usuários afetados, de modo documentado;

4) o prazo previsto para restabelecimento de todos os pontos interrompidos.

O Município acionará a Agência Reguladora – ARIS para providências tendo em vista descumprimento contratual e falha recorrente na prestação dos serviços.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]