Porto União teve um baixo índice de vacinação contra a gripe Infleunza e a campanha se encerra nessa sexta-feira, 03. O Secretário de Saúde, Marivaldo dos Reis, esteve ao vivo no Jornal Colmeia dessa quinta-feira, 02, e disse que o índice de vacinação não chegou nem a 50% do público alvo.
A vacinação contra a Infleunza e Covid-19 se torna uma grande aliada da saúde visto que nessa época do ano há o agravamento de doenças respiratórias. Santa Catarina decretou nessa quarta-feira, 1º, estado de emergência por estar com o sistema de saúde saturado pela alta nos casos de dengue, Covid e problemas respiratórios comuns no outono e inverno.
Reis pediu para que as mães de crianças de 0 a 5 anos vacinem as mesmas contra a Influenza visto que há apenas um percentual de 44% de crianças nessa faixa etária imunizadas. O sistema imunológico das crianças ainda não está desenvolvido o suficiente para combater adequadamente doenças como essas. Outro grupo que precisa de atenção nesse aspecto é o de gestantes que há apenas 45% de mulheres vacinadas. Pessoas acima de 60 anos há um percentual de 60% .
Tanto a gripe Influenza quanto a Covid-19 são doenças que atacam os pulmões e as vacinas são diferenciadas, uma não substituí a outra. O secretário coloca que muitas pessoas alegam que se vacinaram e na sequência ficaram doentes.
O secretário explicou que provavelmente quando isso ocorre, é porque a pessoa já estava infectada com o vírus. Quando contraímos o vírus ou da gripe ou da Covid-19 ele leva de 7 a 15 dias, dentro do corpo, sem produzir nenhum sinal e sintoma porque ele está no período de incubação e após esse período ele se multiplica. E ele lembra que é de extrema importância se vacinar. “A gripe vai ser maior ou menor? Vai ser menor, porque nesse meio tempo a vacina vai começar a fazer efeito e vai fortalecer o sistema imunológico”.
Você pode acompanhar o áudio com a entrevista completa do Secretário de Saúde abaixo: