Veja quais os produtos afetados pela alta do ICMS no Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Veja quais os produtos afetados pela alta do ICMS no Paraná


14 de março de 2023

Foto: Reprodução/RPC

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) sobre produtos considerados não essenciais subiu a partir dessa segunda-feira (13) no Paraná. A chamada alíquota modal vai passar de 18% para 19%.

O aumento foi proposto no ano passado pelo governo estadual e foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O imposto é a principal fonte de arrecadação do estado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, o Paraná deixou de receber pouco mais de R$ 3 bilhões de agosto a dezembro de 2022 com a redução da alíquota do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações.

O aumento da cobrança sobre os itens não essenciais, segundo o governo, tem o objetivo de compensar parte dessa perda de arrecadação. Na lista de produtos com aumento no ICMS estão:

  • alimentos (exceto os da cesta básica);
  • bebidas alcoólicas e não alcoólicas;
  • itens de vestuário;
  • eletroeletrônicos;
  • medicamentos.

A secretaria prevê que o aumento do imposto vai colocar no caixa do governo R$ 800 milhões por ano.

A arrecadação é vista com ressalvas pelo presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike.

Para o presidente, a economia ao consumidor, provocada pela diminuição do ICMS nos combustíveis, energia elétrica e comunicações, deve desaparecer nos próximos meses. E, no fim das contas, o governo vai ganhar muito mais.

“Nos parece um pouco desproporcional essa medida em relação aquilo que está sendo alegado que houve de perdas em 2022. Então, talvez, o revide, vamos dizer assim, seja desproporcional ao que causou as perdas do ano passado”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]