O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) enviou alertas a várias cidades do Estado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) enviou alertas a várias cidades do Estado


Imagem: Gov.br

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) enviou alertas a várias cidades do Estado após verificar que algumas não alcançaram as metas bimestrais de arrecadação e que outras estão com despesas de pessoal acima dos limites permitidos, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Entre estes Municípios estão Bela Vista do Toldo e Irineópolis,  Porto União e Timbó Grande .

Até a semana passada, a Diretoria de Contas de Governo (DGO) publicou 104 alertas no Diário Oficial Eletrônico, direcionados a 68 municípios. Desses, 36 receberam alertas tanto no primeiro quanto no segundo bimestre por apresentarem arrecadação abaixo do esperado. É o caso de Bela Vista do Toldo. Irineópolis recebeu alerta no primeiro bimestre e Porto União no segundo bimestre 

No que diz respeito às despesas com pessoal do Poder Executivo, 14 cidades foram notificadas por ultrapassarem os limites estabelecidos pela LRF em relação à receita corrente líquida (RCL) dos últimos 12 meses, entre eles Timbó Grande. O limite máximo permitido é de 54%. Segundo os dados da DGO, oito municípios chegaram ou superaram o limite de alerta (90%), cinco atingiram o limite prudencial (95%) e um chegou ao limite máximo (100%).

A LRF impede certas ações quando a despesa total com pessoal ultrapassa 95% dos 54% da RCL. Essas ações incluem a concessão de aumentos e reajustes salariais, a criação de novos cargos, alterações que resultem em aumento de despesas, contratações de pessoal e o pagamento de horas extras.

Caso a arrecadação esteja abaixo do previsto e não permita que as metas fiscais sejam cumpridas, a LRF determina a limitação de empenho e movimentação financeira no mês seguinte, com base nas diretrizes orçamentárias.

As notificações foram geradas a partir das informações enviadas pelos próprios municípios ao TCE/SC, por meio do sistema e-Sfinge. Até o dia 2 de julho, 243 cidades enviaram dados do primeiro bimestre de 2025 e 220 do segundo.

Leonardo Valente Favaretto, assessor técnico da DGO, explicou que os alertas são emitidos conforme os dados são recebidos. Ele ressaltou a importância dessas informações para a geração das notificações, afirmando que, sem os dados, o TCE/SC não consegue emitir alertas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]