Audiência pública discute construção de ponte entre Porto União e Irineópolis » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Audiência pública discute construção de ponte entre Porto União e Irineópolis


18 de novembro de 2025

Uma audiência pública realizada na noite de ontem, em Santa Cruz do Timbó, reuniu mais de 400 moradores para debater a necessidade de construção de uma ponte sobre o Rio Timbó, ligando Porto União à cidade de Irineópolis, nas localidades de Santa Cruz do Timbó e Vila Nova do Timbó.

Atualmente, a travessia é feita por uma balsa de tração humana, frequentemente interditada por problemas técnicos, mecânicos ou burocráticos — situação que também se repete nas comunidades de São Pedro do Timbó e Franconia. A proposta discutida anteriormente com moradores prevê substituir as duas balsas por uma única ponte, instalada em ponto estratégico para atender o maior número possível de famílias.

O encontro, convocado pelo deputado estadual Sargento Lima, teve como objetivo ouvir a comunidade sobre aspectos que envolvem a construção da ponte, além de apresentar valores preliminares de projeto e possíveis fontes de recursos.

O prefeito de Porto União, Juliano Hassan, reforçou a importância da obra para o transporte de produção agrícola, implementos, gado e para o deslocamento diário dos moradores. Ele destacou que a decisão da população será respeitada.

O prefeito de Irineópolis, Juliano Pereira, defendeu que a obra contemple também outras comunidades que dependem de balsas para a travessia, ampliando o alcance do investimento.O prefeito também alertou para a necessidade de melhorias no entorno da futura ponte, garantindo condições adequadas de trafegabilidade e segurança, especialmente em períodos de cheia.

A vice-prefeita de Porto União, Suelen Geremia, lembrou que o debate é antigo e que a comunidade já aprovou o projeto, aguardando sua execução há muitos anos. Ela ressaltou que já existe previsão orçamentária e recordou o início do processo.

Representando os moradores de Santa Cruz do Timbó e o Sindicato de Madeireiros de Porto União, Leonardo Brixner destacou o impacto positivo que a ponte trará para a qualidade de vida e para o desenvolvimento econômico da região.

A audiência reforçou o desejo coletivo pela construção da ponte, considerada essencial para garantir mobilidade, segurança e integração entre as comunidades do Vale do Timbó. O centro comunitário ficou lotado, demonstrando o interesse e a mobilização da população em torno do tema.

O centro comunitário de Santa Cruz do Timbó ficou lotado

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Cruz Machado terá audiência pública para assinatura de convênio de pavimentação com Inácio Martins

O município de Cruz Machado recebe, nesta quinta-feira (4), uma audiência pública que marca um importante avanço para a infraestrutura regional. O encontro, convocado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri, terá como pauta a assinatura da ata de formalização do convênio para a pavimentação asfáltica entre Cruz Machado […]

Alesc realiza primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão

Imagem de reprodução ALESC A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove nesta quarta-feira (3) a primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão, uma homenagem dedicada a marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e reconhecer iniciativas que contribuem para a acessibilidade e a defesa dos direitos desse público no estado. A cerimônia ocorrerá às […]

Aulão Solidário de Natal, na quadra do Colégio Astolpho Macedo de Souza

–  Professores de dança do Vale do Iguaçu se unem para realizar um Aulão Solidário de Natal, o evento será realizado hoje, na quadra do Colégio Astolpho Macedo de Souza, no bairro São Basílio Magno, a partir das 19h, em União da Vitória. A ação, organizada pela professora Taina Utzig em parceria com outros instrutores […]