O prefeito de Porto União Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloisio Salvatti participaram na sexta-feira, 14, das comemorações dos 56 anos da 1ª Companhia de Polícia Militar de Porto União, realizadas no quartel Antonio Lara Ribas, no bairro São Pedro. O comandante de Porto União, Capitão Ronaldo Branco, recepcionou as autoridades presentes, dentre elas o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Paulo Henrique Hemm, natural de Porto União.
A cerimônia foi marcada também pela promoção de militares, promovendo a coronel, o ex-comandante de Porto União, Miguel Chokailo Neto, que passou a reserva; o 2º Tenente PM Bensi, promovido a 1º tenente PM, e o Soldado PM Novinski, promovido a Cabo PM.
A instalação da Polícia Militar em Porto União inicia muito antes da sua oficial fundação, conforme o histórico a seguir: “Os primeiros homens da força pública catarinense, aguerridos heróis que antecederam os nossos heróis do cotidiano, chegaram por estas terras no início do século passado. Nos idos de 1917 e desde então ficaram marcos de permanência, mesmo com as vicissitudes típicas do território bravio que encontraram. Mais adiante, no ano de 1924, fora instalado um Batalhão de Infantaria, tendo por base a Companhia Isolada de Porto União, comandada pelo capitão Pedro Lopez Vieira. Foram recrutados na época aproximadamente 300 homens dentre os quais um dos primeiros voluntários a atender ao chamado foi o Sr. Antônio Lara Ribas, nascido no município de Palmas, no Paraná. Que logo em seguida recebeu as divisas de sargento devido a sua dedicação e extrema competência, o qual mais tarde veio a tornar-se um dos mais respeitados oficiais da instituição e hoje empresta o nome à Primeira Companhia de Polícia Militar do 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas. Por sua vez, a Primeira Companhia de Polícia Militar fora instalada definitivamente em Porto União em 26 de agosto de 1959 e desde então, tem valorosos homens dedicando o trabalho, esforços e a própria vida em prol do bem estar da população Portounionense, da salubridade, da tranquilidade e da segurança pública no destemido e dedicado sacerdócio de preservar a ordem pública”.
Anízio destacou em sua mensagem oficial a gratidão pelo trabalho realizado pela Polícia Militar em Porto União. “Essa instituição que segue em seus 56 anos um trabalho sério, digno, comprometido com a segurança da população, mostra-se firme para crescer ainda mais e atuar sempre de forma positiva e determinada em todos os momentos. Parabenizo em nome do comandante José Ronaldo Branco, todos os demais policiais militares pela comemoração de mais um ano de vitórias e conquistas desta companhia”, disse.
Ele ainda parabenizou o amigo Coronel Miguel Chokailo. “Podemos estufar o peito com muito orgulho em termos alguém que servirá como exemplo para muitos que iniciam a sua carreira militar, agindo da mesma forma que o amigo sempre agiu: combatendo as injustiças e priorizando a segurança do Cidadão”, encerrou, homenageando Chokailo.
Diversas autoridades locais e regionais estiveram presentes no evento como o vereador Alceu Jung, representando a Câmara Municipal; o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas, Coronel Mario Renato Erzinger; Juíz de direito José Aranha Pacheco, que foi homenageado como amigo da Polícia Militar de Porto União; o promotor de justiça, Rodrigo Quadros, a presidente do Conseg Mirim de São Miguel da Serra, Schirley Faerber, acompanhada pelos jovens integrantes do conselho; o comandante do 5º BE BLD Cmb, Coronel Franco Azevedo; o comandante do Corpo de Bombeiros de Porto União, Tenente Marcelo Rodrigues; além de familiares e amigos.
Via comunicação Prefeitura de Porto União.