A semana passada foi marcada pela instalação oficialmente da “Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia do Leite no Paraná”. O prefeito Joel Martins Ferreira participou do evento que lotou o Plenarinho, na Assembleia Legislativa.
A Frente coordenado pelo deputado Wilmar Reichembach, que tem a participação do presidente da Casa, Ademar Traiano, mais produtores e os representantes de entidades ligadas ao setor, como Secretaria Estadual da Agricultura, Emater, Faep, Ocepar e Adapar tem como objetivo de apoiar os produtores de leite paranaenses, que enfrentam dificuldades, principalmente na área da assistência técnica.
O Paraná é o terceiro maior produtor de leite do Brasil. Perde para o Rio Grande do Sul e para Minas Gerais, que é o primeiro produtor. Dos 120 mil produtores, 80% são pequenos, sobrevivem da venda do leite. No Estado são gerados um milhão de empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva do leite.
Os produtores paranaenses alegam que o orçamento da Secretaria da Agricultura é muito baixo, diante do que representa o agronegócio do estado. O diretor-geral da secretaria, Otamir César Martins, concorda, afinal apenas 1.77% dos 54 bilhões de reais previstos para 2016 serão destinados ao setor, mas ele diz que a Frente, assim como os parlamentares e o Governo do Estado e também a União, procuram facilitar o acesso ao crédito e aos recursos.
O prefeito Joel Martins Ferreira destacou a importância de debater o assunto. “Debatemos as melhorias na bacia leiteira do Sul do Paraná, com destaque para os municípios da região e ficou claro que a Frente será muito interresante, terá ações especificas sobre a produção”, ressaltou Joel, que emendou, “nosso pessoal da Secretaria de Agricultura estará trabalhando no que for necessário para General Carneiro entrar neste programa, e melhorar a bacia leiteira do município”, disse Joel, que conclui, “este mês já trocamos o comprador e a venda certamente será garantida, então isso fará com que nossa produção aumente”, espera.
O próximo passo da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite é fazer audiências públicas no interior do estado, principalmente nas maiores regiões produtoras.
Via comunicação Prefeitura de General Carneiro.