Anízio e Salvatti participam de evento em Florianópolis

Escute a rádio

Anízio e Salvatti participam de evento em Florianópolis


24 de maio de 2016

Porto União esteve presente no lançamento de mais um projeto por parte do Governo de Santa Catarina.

Da esquerda para a direita: Presidente da Câmara de Veredores de Porto União Alceu Jung, prefeito de Porto União Anízio de Souza. Governador de Santa Catarina João Raimundo Colombo e o o vice-prefeito de Porto União Aloísio Salvatti. Foto: Divulgação

Da esquerda para a direita: Presidente da Câmara de Vereadores de Porto União Alceu Jung, prefeito de Porto União Anízio de Souza. Governador de Santa Catarina João Raimundo Colombo e o o vice-prefeito de Porto União Aloísio Salvatti.
Foto: Divulgação

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira, 24, por meio de assinatura de decreto, o Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais. O ato aconteceu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. O foco é dinamizar a economia em regiões com baixos indicadores de desenvolvimento de Santa Catarina. Participam da solenidade o Governador João Raimundo Colombo, secretários de Estado, prefeitos e lideranças locais.

O prefeito Anízio de Souza esteve no lançamento do programa acompanhado do vice-prefeito Aloísio Salvatti e do presidente da Câmara de Vereadores Alceu Jung.

O programa tem como finalidade articular, coordenar, orientar e estimular o processo de planejamento de ações, centrado na redução das desigualdades regionais, promovendo um desenvolvimento inclusivo, equilibrado e sustentável no Estado. Construído em parceria com a sociedade civil organizada, é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento.

“Nós fizemos reuniões com representantes de entidades das áreas de indústria, comércio e agricultura para que elas direcionem suas ações para resolver o problema da desigualdade no Estado”, comenta o secretário Murilo Flores.
O principal instrumento do programa será uma Agenda de Desenvolvimento Regional, elaborada pelos Núcleos Executivos Regionais em articulação com a Agência de Desenvolvimento Regional. Esses grupos de trabalho vão identificar as vocações da região, quais cadeias produtivas podem ser melhoradas e o que tem potencial para ser desenvolvido. A coordenação dos núcleos será feita pelo Comitê Gestor do Programa, formado por representantes das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Assistência Social, Trabalho e Habitação, Agricultura e Pesca e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, além de até quatro representantes das entidades parceiras.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os parceiros iniciais do programa são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc).

Salvatti destacou que “É um programa de desenvolvimento e redução das desigualdades regionais crescendo juntos e com certeza vai ajudar o nosso município”, enalteceu.

“É um programa importante que visa o desenvolvimento das regiões menos favorecidas do Estado. Porto União está dentro deste contexto e com certeza vamos ganhar muito com esse programa”, falou o prefeito.

 

Elaboração do programa:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As equipes das diretorias de Planejamento e Desenvolvimento das Cidades da Secretaria de Estado do Planejamento criaram, como indicador chave, o Índice de Renda SC, composto pela renda domiciliar per capita média da população residente na região e pelo Produto Interno Bruto per capita, além dos indicadores complementares – a evasão da população da região e a dinâmica do emprego formal. O estudo estabelece três categorias de região: mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas.

As regiões menos desenvolvidas com prioridade de atuação compreendem 12 Agências de Desenvolvimento Regional: Caçador, Campos Novos, Canoinhas (a qual Porto União faz parte), Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. (Com informações da agência do Estado)

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]