Período da Piracema: IAP divulga portaria 206/2016

Escute a rádio

Período da Piracema: IAP divulga portaria 206/2016


1 de novembro de 2016

A portaria 206/2016, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi divulgado nesta segunda-feira, 31 de outubro, com inicio de sua vigência, nesta terça-feira, 1ª de novembro de 2016, em todo o Estado do Paraná, com o objetivo de preservar a produção de peixes no estado. Com isso está proibida a pesca de 1ª de novembro de 2016 até 28 de fevereiro de 2017.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A pesca de espécies nativas estará proibida a partir desta terça-feira (01) em todos os rios do Paraná devido à piracema, época em que a maioria das espécies se reproduz. Até o dia 28 de fevereiro de 2017, espécies como dourado, lambari, bagre, jaú e pintado, entre outras, estarão protegidas, de acordo com instrução do Ibama (nº 25/2009), e reforçada no Estado por portaria do IAP (nº 206/2016).

Além da pesca, também serão fiscalizados o transporte e a comercialização de pescados, e quem descumprir as restrições pode responder por crime ambiental. Transportadores e estabelecimentos comerciais, como peixarias e supermercados, precisam apresentar declaração de seu estoque nos escritórios regionais do IAP para que as espécies nativas possam ser comercializadas.
Durante o período da piracema, a pesca embarcada de peixes nativos será permitida somente em reservatórios artificiais, e a pesca de espécies consideradas exóticas – aquelas que foram introduzidas no meio ambiente pelos seres humanos, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina e outras – não faz parte da restrição.
Também estão permitidos os campeonatos e gincanas de pesca em águas continentais, desde que o animal capturado seja devolvido.

Na manhã de terça-feira, 1ª de novembro, o chefe do IAP de União da Vitória Andre Aleixo, recebeu em sua sala o chefe do Ibama também de União da Vitória, Arty Coelho de Souza Feck, para uma reunião e ações a serem desenvolvidas neste período da piracema no Sul do Paraná. A reunião teve inicio às 10h45, com as apresentações de documentações por parte do Ibama e a nova portaria do IAP.

Em entrevista para a Rádio Colmeia, o chefe do IAP do Sul do Paraná Aleixo, enfatizou a nova portaria 206/2016, que entra em vigor na data de hoje e vai até o fim de fevereiro de 2017.

 

 

Já o chefe do Ibama no Sul do Paraná Arty Coelho de Souza Feck, comenta sobre a portaria por parte do IAP e que segue as mesma linhas de atuação por parte do Ibama, que é um órgão do Governo Federa. Feck, destaca o que pode e o que não pode neste período da piracema.

 

 

Multa:

 

A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais.
A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, o produto da pesca e materiais como varas, redes e embarcações poderão ser apreendidos pelos fiscais.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]