Presidente Michel Temer aciona Forças Federais para desbloquear estradas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Presidente Michel Temer aciona Forças Federais para desbloquear estradas


25 de maio de 2018

Foto: Evaristo Sa/ AFP

Nesta sexta- feira, 25 de maio, o Presidente Michel Temer se pronunciou sobre a questão da paralisação dos caminhoneiros, e anunciou que o Governo Federal vai instituir o uso das forças da Segura Pública, para retirar os manifestantes das estradas.

O Presidente afirmou que houve uma reunião com algumas entidades manifestantes e que foi assinado um acordo, onde oito dos presentes assinaram e aceitaram desobstruir as vias, porém, dois representantes dos movimentos mais fortes, não aceitaram e saíram do local sem assinar o acordo.

Diante da situação, o Presidente afirmou que, “O Governo terá a coragem de exercer sua autoridade em defesa do povo brasileiro”, e logo em seguida completou, “Comunico que acionei as forças federais de segurança para desbloquear as estradas, e estou solicitando que os governadores façam o mesmo”.

Sobre o fato de somente dois representantes não aceitarem o acordo, o Presidente disse que seria a “minoria radical”. “Atendemos às recomendações prioritárias dos caminhoneiros, que se comprometeram a encerrar a paralisação imediatamente. Esse foi o compromisso conjunto. Esse deveria ter sido o resultado do diálogo. Muitos caminhoneiros estão fazendo sua parte, mas infelizmente uma minoria radical tem bloqueado estradas”.

Segundo notificação do Presidente, o plano de segurança começa a ser realizado nesta sexta – feira, 25 de maio, e segundo a assessoria do Ministério da Segurança Pública, serão acionadas as Forças Armadas, a Polícia Rodoviária Federal e em alguns casos, Polícias Militares em articulação com os estados.

Essa operação tem o objetivo de desobstruir as estradas, sendo que os agentes de segurança poderão utilizar da força se necessário, e também realizar prisões e assumir a direção dos veículos parados. Até o presente momento, as ações podem se iniciar nas refinarias, usinas térmicas e aeroportos, para serem liberados o escoamento de combustíveis a esses locais.

Um decreto presidencial deve ser publicado ainda nesta sexta – feira, 25, para permitir a realização da operação. Ainda não há números de efetivos, veículos e outros detalhes operacionais da ação.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]