5º BE Cmb Bld fará homenagem ao Patrono Duque de Caxias » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

5º BE Cmb Bld fará homenagem ao Patrono Duque de Caxias


22 de agosto de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, realizará nesta sexta-feira, 23 de agosto, na sede no bairro Santa Rosa, o ato de formatura para marcar o dia do Solado que será no domingo, 25. A formatura está marcada para as 15h e a comunidade está convidada para prestigiar.

A programação já se inicia no sábado, 24, na praça Hercílio Luz, onde a comunidade e as crianças irão poder conhecer um pouco da estrutura do 5º BE Cmb Bld de Porto União e as viaturas. Os atos do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado fazem parte de uma homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias)

Biografia de Duque de Caxias

Foto: Divulgação

Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva) (1803-1880) foi um militar brasileiro, Patrono do Exército, sendo um dos maiores vultos da nossa história, chamado de “O Pacificador.” Em homenagem a todas suas ações já realizadas em prol do Exército, no dia 25 de agosto, seu nascimento, é comemorado o dia do Soldado.

Infância e Formação Militar:

Luís Alves de Lima e Silva nasceu na fazenda São Paulo, Taquaraçu, próximo da Vila Estrela, hoje, município de Duque de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Filho de Francisco de Lima e Silva e de Cândida de Oliveira Belo, cresceu em meio a uma família de militares. Seu avô, José Joaquim de Lima e Silva, um militar português, imigrou para o Brasil em 1767 e se instalou no Rio de Janeiro, então capital do país. Seu pai foi brigadeiro do Exército Imperial e membro da Regência-Trina durante a menoridade de Dom Pedro II.

No dia 22 de novembro de 1808, o 1.º Regimento de Infantaria de Linha comandado por seu avô, recebia o novo soldado com cinco anos, apenas para uma homenagem a seu avô, o Ministro da Guerra. Entre 1809 e 1817, estudou no Seminário São Joaquim, hoje Colégio Pedro II. Em 1818, Luís Alves entrou para a Escola Militar do Largo do São Francisco, onde permaneceu até 1821. Foi cadete, alferes e tenente. Quando concluiu o curso, foi incorporado ao 1.º Batalhão de Fuzileiros.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Gripe K: Santa Catarina registra a maioria dos casos no país

Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) confirmam 17 casos da chamada “gripe K” em seis municípios do estado. De acordo com a pasta, os pacientes — de diferentes faixas etárias — não apresentaram reações graves ao vírus. Os casos foram identificados em: Segundo a SES, os municípios seguem […]

Domingo acontece ate público pelo cão Orelha

Neste domingo, 1º de fevereiro, a partir das 16h, a Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória, será palco de um ato por justiça pelo cão Orelha. A mobilização acontece simultaneamente em diversas cidades do Brasil e tem como objetivo afirmar que a crueldade contra os animais não pode ser normalizada nem esquecida. O evento […]

Feria União na praça Coronel Amazonas abre neste domingo

A Feira União, tradicionalmente realizada aos sábados, passa a contar com mais um dia de atendimento à população de União da Vitória. Além de acontecer todos os sábados, das 8h às 14h, na Praça Alvir Riesemberg, a feira será realizada também aos domingos, das 16h às 20h, na Praça Coronel Amazonas, a partir deste domingo, […]