Rádio Colmeia “A educação se fez presente, mesmo que à distância, em um momento em que as incertezas eram gigantes”, diz secretário de Educação, Ricardo Brugnago » Rádio Colmeia

Escute a rádio

“A educação se fez presente, mesmo que à distância, em um momento em que as incertezas eram gigantes”, diz secretário de Educação, Ricardo Brugnago


29 de dezembro de 2020

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória/ Arquivo

No dia 16 de março deste ano o prefeito municipal de União da Vitória, por meio do Decreto 95/2020 adotou medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio do novo Coronavírus. Entre outras medidas, o documento suspendia as aulas presenciais na rede de ensino público do município por 15 dias.

A partir de então, começou o trabalho da Secretaria de Educação para fazer os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar. De início, as férias do mês de junho foram adiantadas para a segunda quinzena do mês de março, no entanto, com o agravamento da pandemia, os Centros de Educação Infantil e escolas continuaram fechadas.

“O que não faltou foi vontade de estarmos retomando as aulas, mas sabíamos e tínhamos clareza de que o mais importante era seguir as recomendações dos órgãos de saúde, os quais nos colocavam de que não seria possível mantermos a segurança de todos os envolvidos”, conta o secretário de Educação, Ricardo Brugnago.

Secretário Municipal de Educação, Ricardo Brugnago (Foto: Arquivo)

Foi preciso reinventar, buscar novas alternativas para que o ano fosse cumprido e os estudantes não ficassem sem suporte educacional. “E nesse sentido, com garra e determinação, todo planejamento que havíamos feito no início do ano foi re-planejado, foi alterado, buscando novas estratégias que se adaptassem a esse período de incertezas e também, tendo como foco principal a preservação da vida e da saúde de todos”, comenta Brugnago.

Para isso, foi criado o portal Educa União, com conteúdos que a própria Secretaria Municipal, em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de União da Vitória e a TV Mill produziram para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos durante o período de isolamento social.

Além dessas parcerias, o secretário conta que tiveram apoio do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), e do Ministério Público e Poder Judiciário, para que fosse possível manter os cursos de formação continuada dos professores e estagiários, feitos com profissionais gabaritados, para o aperfeiçoamento das habilidades do docente no processo de ensino-aprendizagem do aluno.

E no meio de todos os desafio enfrentados neste ano, União da Vitória recebeu com grande entusiasmo o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2019. De acordo com o secretário, foi a maior nota de toda a história do município, o que demonstra a competência e o bom trabalho desenvolvido por cada integrante da rede municipal de educação.

“A educação se fez presente, mesmo que à distância, em um momento em que as incertezas eram gigantes, os desafios, então, muito grandes. Ninguém foi preparado para passar pelo o que nós passamos em termos da educação, mas através da união, muito forte, que se fez presente entre os professores, diretores, supervisores, enfim, todos os profissionais da educação, com a fundamental relevância e importância do apoio de cada família, nós conseguimos!”, finaliza Brugnago.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Entenda como funciona e qual a eficácia da vacina contra a Covid-19

Desde o início da pandemia uma das maiores expectativas da população mundial era a produção e chegada da vacina contra a Covid-19. No domingo, 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan de São Paulo, em desenvolvimento com o laboratório chinês Sinovac, para […]

Estabelecimento clandestino em União da Vitória é fechado pela Polícia Militar

Após denúncias recebidas pela Polícia Militar de Porto União, junto da Polícia Militar de União da Vitória, as equipes se deslocaram até a Rua Coronel Amazonas, área central, por volta das 22h dessa sexta-feira, 22, para abordar um estabelecimento clandestino em que estaria ocorrendo os crimes de tráfico de entorpecentes, rufianismo e aglomerações de pessoas. […]

Mandado de prisão é cumprido no bairro Sagrada Família em União da Vitória

Um mandado de prisão em desfavor de um homem de 30 anos foi realizado pela Polícia Militar de União da Vitória, por volta das 22h45 dessa sexta-feira, 22, no bairro Sagrada Família, após visualizar o mesmo em via pública. Ele estaria entrando em sua casa no momento em que a equipe deu voz de prisão. […]