Adapar alerta sobre importância da vacinação contra brucelose, doença endêmica no Paraná » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Adapar alerta sobre importância da vacinação contra brucelose, doença endêmica no Paraná


19 de maio de 2022

Foto:Jaelson Lucas / AEN

Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) alerta sobre a necessidade de vacinar o rebanho bovino e bubalino contra a brucelose, imunização que pode ser feita em qualquer período do ano. A doença é causada pela bactéria B. abortus e pode ser transmitida para seres humanos.

O abortamento é o principal sinal, e ocorre geralmente no último terço da gestação. Outros indicativos da doença são o nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, corrimento vaginal, inflamação das articulações e inflamação dos testículos.

A brucelose bovina é endêmica no Paraná e as perdas econômicas são expressivas. Ocorre queda da produtividade, ou seja, menor produção de leite, além de baixos índices reprodutivos, aumento no intervalo entre partos, morte de bezerros precocemente e perda de animais.

“Assim como a campanha de atualização de rebanhos é necessária para melhor conhecimento, rastreabilidade e análises de risco no Paraná, a comprovação da vacinação contra brucelose é necessária e obrigatória para a manutenção da sanidade do rebanho bovino e bubalino e para a diminuição da prevalência da doença”, disse a coordenadora do programa, médica veterinária Elenice Amorim. 

VACINAÇÃO – Uma das principais medidas de controle da brucelose bovina é a vacinação. Fêmeas entre três e oito meses de idade devem ser vacinadas obrigatoriamente (Portaria nº 305/2017) e deve ser comprovada a aplicação, uma vez por semestre. No Brasil, é permitida a utilização das vacinas B-19 ou RB-51 (Vacina Não Indutora de Anticorpos Aglutinantes). A B-19 é atualmente a mais utilizada devido ao menor custo.

A vacinação deve ser feita corretamente sob a responsabilidade de um médico veterinário cadastrado na Adapar, e o uso de equipamento de proteção individual (EPI) é fundamental para o vacinador, para evitar acidentes. Segundo a Adapar, propriedades não regulares com a vacinação contra brucelose ficam impedidas de movimentar animais (emissão de GTA) para qualquer finalidade.

TRANSMISSÃO – A brucelose bovina é transmitida principalmente pela ingestão de pastagem contaminada pela urina de bovinos doentes, restos fetais e de placenta. A doença pode ser introduzida em um rebanho sadio, pela aquisição de bovinos infectados. Por esse motivo, é importante a realização de quarentena e de novos exames para que os animais possam ser incorporados ao rebanho.

Exames periódicos fazem parte da estratégia de controle da doença. Para as fêmeas que receberam a vacina B19, os exames podem ser feitos com idade superior a 24 meses. As bezerras vacinadas com a RB-51 e os animais machos podem ser submetidos ao exame a partir dos oito meses de idade, quando não apresentarão anticorpos colostrais, que podem influenciar no resultado dos exames, ocasionando falsos positivos.

INFORMAÇÃO – Nos casos de animais reagentes no teste de triagem, a Adapar deve ser imediatamente notificada para tomada de medidas de confirmação e controle. A notificação precisa ser feita pelo médico veterinário habilitado que realizou os testes diagnósticos, em até 24 horas após a leitura.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


SINE de Porto União divulga novas oportunidades de emprego

Novas oportunidades de emprego foram divulgadas pelo SINE de Porto União nesta terça-feira, 21. Interessados devem comparecer com a carteira de trabalho na Rua Padre Anchieta, nº 71, na área central. Confira as vagas disponíveis: 1 Vaga para Cozinheiro geral (Experiência)(6765436). 1 Vaga para Cozinheiro geral (Experiência, noturno) (6765385). 1 Vaga para Representante comercial autônomo […]

Farmácia do SUS de Porto União não terá atendimento nessa sexta-feira

A prefeitura da Porto União emitiu um comunicado informando que a farmácia do SUS do município não terá atendimento nessa sexta-feira, 24. O motivo é a mudança do local. O atendimento se normaliza na segunda-feira, 27, já em novo endereço localizado na Rua Wenceslau Braz, 461, na rua lateral do Pronto Atendimento.

Outono em Santa Catarina será marcado por chuvas abaixo da média e chegada gradual do frio

O outono de 2023 começou às 18h25 desta segunda-feira, 20, e termina no dia 21 de junho. Durante este período, ocorrem mudanças importantes no clima de Santa Catarina. Uma delas está relacionada às temperaturas, com a grande amplitude térmica  sendo a marca da estação, ou seja, as manhãs são mais frias, enquanto as tardes são mais quentes. […]