Administração toma medidas contra crise econômica

Escute a rádio

Administração toma medidas contra crise econômica


22 de março de 2016

Administração pública de Porto União toma medidas para a redução de gastos para o melhor atendimento a comunidade neste momento de crise econômica.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti ao lado de sua equipe estiveram reunidos na sexta-feira, 21, para tomar algumas medidas para a redução de gastos da administração municipal.

Nos últimos três anos de governo a administração municipal esteve acima da meta de investimentos, em dia com os fornecedores, em dia com o pagamento dos servidores, mesmo com as reposições anuais acima da inflação, mas nos últimos meses a administração vem sofrendo um impacto negativo devido a abruta queda de receita.

Já no último semestre de 2015 algumas mudanças com o repactuamento de investimentos e gastos, a prefeitura economizou com todas as secretarias o valor aproximado de R$ 1 milhão.

Entretanto, devido a queda de arrecadação e da redução dos repasses financeiros por parte do governo federal, não foi o bastante as medidas de redução de gastos.

“Não restando alternativa, a não ser adotar medidas mais drásticas de austeridade para que possamos ultrapassar esse momento de déficit financeiro” afirmou Anízio.

Durante a semana o prefeito esteve reunido todos os dias com a equipe técnica da prefeitura, de modo a encontrar uma alternativa para não interromper os serviços essenciais, como a saúde e a educação.

“A palavra de ordem agora é atitude! Por esse motivo, diante da situação que se instalou no município, a exemplo da maioria dos municípios do País, adotamos medidas que num primeiro momento pareçam ser duras, rígidas e politicamente não recomendada. Para que o município possa reequilibrar suas finanças e manter os serviços essenciais sem comprometer a continuidade do serviço público bem como a folha em dia. Exoneramos cargos comissionados e contratados, e retiramos as funções gratificadas de servidores efetivos. E em uma nova etapa, está sendo estudada a diminuição das secretarias municipais”, explicou.

Com essa primeira medida espera-se economizar o equivalente a R$ 1 milhão até o final do ano. Todos os serviços são importantes, porém, neste momento a administração municipal está adotando prioridades que atendam melhor o interesse público. Além disso também serão tomadas como o remanejamento dos servidores para que supram as funções dos servidores exonerados, será também reduzida a frota de veículos em 30%, corte total das horas extras, salvo os serviços excepcionais da saúde, entre outras medidas

“Espera-se que com essas ações possamos reequilibrar as contas sob a nova realidade financeira que vem passando o município, mantendo os investimentos essências e os serviços indispensáveis, como qualidade de ensino e saúde para todos. Estamos otimistas com o município de Porto União, e temos a certeza que, embora angustiante as medidas adotadas, fui eleito não para agradar um ou outro interesse, mas sim para atender a população como um todo, e acredito que é isso que a população espera de um governante, que administre com responsabilidade os recursos públicos”, completa o prefeito.

Acompanhe o áudio, aonde o prefeito da cidade diz sobre as medidas tomadas para fortalecer a economia de Porto União e assim não deixando de atender com qualidade e respeito a população.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]