Alunas da Casa Familiar Rural fazem Intercâmbio na França » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Alunas da Casa Familiar Rural fazem Intercâmbio na França


22 de setembro de 2017

Pela primeira vez desde a sua fundação, a Casa Familiar Rural de Cruz Machado teve o grande privilégio de participar de um intercâmbio para a França, país este, que foi o berço da Pedagogia da Alternância, metodologia que devido aos benefícios trazidos para a sociedade, se espalhou por todo o mundo.

Foto: Casa Familiar Rural de Cruz Machado

A Pedagogia da Alternância é a metodologia de trabalho utilizada pelas Casas Familiares Rurais, onde os alunos permanecem uma semana em internato na escola estudando disciplinas da Base Nacional Comum, e também, disciplinas técnicas que são definidas de acordo com o curso oferecido pela instituição. Na outra semana, permanecem em seu meio social, ou seja, em sua propriedade aplicando os conhecimentos adquiridos na escola. Esta metodologia surgiu devido à necessidade observada de que filhos de agricultores deveriam aprender conteúdos voltados à atividades realizadas pela família, e não conteúdos que levassem sua saída para a cidade.

A Casa Familiar Rural de Cruz Machado já recebeu duas vezes as delegações francesas que vieram conhecer o trabalho aqui realizado, pois apesar de ser utilizada a mesma metodologia, nossa cultura, condições geográficas e econômicas possibilitam a realização de trabalhos diferenciados, sendo que a primeira delegação era composta por diretores e coordenadores de Casas Familiares Rurais da França, e a segunda delegação era formada por jovens que vieram fazer um intercâmbio acompanhados pelo professor Jose Xavier de Carvalho.

Foto: Casa Familiar Rural de Cruz Machado

A partir de então, surgiram às primeiras conversas para que alunos e professores das Casas Familiares Rurais do Paraná pudessem estar visitando as escolas da França com a finalidade de conhecer o trabalho por eles desenvolvidos, e buscar novas parcerias e apoio, visto que naquele país as Casas Familiares Rurais são escolas muito procuradas e bem vistas pela sociedade, tendo muitas parcerias e apoio do governo como um todo.

Este ano foi realizado este intercâmbio, sendo que da Casa Familiar Rural de Cruz Machado participaram as alunas Rayssa Kloczko, da terceira série, e Thamyres Vitoria Olinek da segunda série, e da Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul, o participante foi o aluno já formado, Deives Majeski Melnike e as professoras Gisela Lazzari e Sinara Soares, que permaneceram na França por um período de 15 dias. Apesar da França ser um país com extensão territorial pequena, existem cerca de 500 MRF em funcionamento e são mais de 180 cursos oferecidos, sendo que atualmente os cursos são nas mais diversas áreas, não somente voltados para a agricultura.

Foto: Casa Familiar Rural de Cruz Machado

Segundo as alunas Rayssa e Thamyres, este intercâmbio foi uma experiência única, pois além de conhecer um outro país, uma outra cultura, foi possível perceber o quanto a agricultura e as Casas Familiares Rurais são valorizadas na França, sendo que apesar dos alunos terem que pagar para estudar nas MRF’s cerca de € 2000 Euros por ano, existem empresas que fornecem os equipamentos utilizados pelos alunos na realização das práticas, como propriedades rurais, que por serem próximas cedem suas lavouras, criações e equipamentos para a realização das aulas, além de que são destinadas verbas públicas para serem investidas nesta metodologia de ensino. Estudar em uma MFR é tido como um privilégio, coisa da elite na sociedade.

Além de conhecerem o trabalho de algumas MFR’s, as alunas também visitaram propriedades, participaram de aulas praticas e reuniões com autoridades francesas, como o Ministro da Agricultura. A França quer estreitar relações e oportunizar que mais intercâmbios entre os dois países sejam realizados, e inclusive se propôs em custear parte das despesas para que mais estudantes brasileiros possam estar tendo a oportunidade de realizar este intercâmbio. Possivelmente no mês de maio de 2018, uma nova delegação francesa estará visitando nossa região.

Foto: Casa Familiar Rural de Cruz Machado

Foto: Casa Familiar Rural de Cruz Machado

Para a realização deste intercâmbio foi necessário que as famílias custeassem as passagens, já as hospedagem, alimentação e transporte na França foi pago e providenciado pelas MFR’s visitadas.

Foi uma grande experiência não somente para os participantes desta viagem, mas para todos nós, pois muitas ideias estão surgindo para que possamos fortalecer ainda mais estas importantes instituições de ensino, que infelizmente no Brasil lutam por manter suas portas abertas devido à falta de reconhecimento e incentivo.

Acompanhe as entrevistas veiculas no Jornal Colmeia, dessa sexta-feira, 22 de setembro, sobre a presença da equipe da Casa Familiar Rural de Cruz Machado e de São Mateus do Sul, na França, na troca de conhecimento nesse Intercâmbio.

 

 

Foto: Casa Familiar Rural de Cruz Machado

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


São Mateus do Sul decreta luto de três dias pelo trágico acidente na BR 476

Após o trágico acidente ocorrido na noite de quarta-feira, 25, na BR 476, km 313, região do Limoeiro, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, a prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias. A prefeita Fernanda Sardanha, abalada com a situação, deixou sua solidariedade ás famílias das vítimas e […]

Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]