Alunos do Sobral desenvolvem projeto de braço hidráulico

Escute a rádio

Alunos do Sobral desenvolvem projeto de braço hidráulico


1 de outubro de 2015

Alunos do nono ano do Núcleo Educacional João Fernando Sobral, de Porto União, montaram um protótipo de braço hidráulico de madeira com seringas com água, para projeto de robótica.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ideia do projeto de robótica surgiu nas aulas de geografia da Professora Verônica M. S. Homczinski, após os alunos estudarem os países desenvolvidos, especificamente o Japão e os Estados Unidos. Os alunos também assistiram um filme sobre robótica.

Com isso, os alunos começaram a desenvolver o projeto de um protótipo de uma máquina com braços hidráulicos. Os alunos que desenvolveram a máquina foram Douglas V. Calatay, Jean Carlo Mendes, Lucas P. Kirchner, Murilo G.Rosa e Robert da Silva Alves.

Como a madeira era um material de mais fácil acesso aos alunos, eles desenvolveram um protótipo de madeira com braços hidráulicos, que funcionam com o uso de seringas com água.

“Passei o filme Big Hero e depois disso saiu a ideia de um desafio de robótica na escola. Foram quatro turmas que participaram da competição que a princípio era individual e depois eles acabaram se reunindo e criaram esse braço hidráulico”, conta a professora.

O aluno Jean explica um pouco sobre a máquina, denominada por eles de Mark 5, em referência ao filme do Homem de Ferro. “Nós criamos um braço hidráulico com seringas, ele funciona igual a um braço hidráulico normal. A gente achou uma ideia inicial em fazer com três pedaços de madeira e uma dobradiça. Fomos aperfeiçoando e desenhando o braço e em seis semanas conseguimos construir o braço hidráulico”, falou.

O secretário de Educação Bento Trindade Junior foi até a escola conhecer o projeto dos alunos. “Fiquei surpreso quando a Diretora Isabel me chamou para mostrar esse braço hidráulico. É um trabalho minucioso e temos que incentivar cada vez mais. A escola pública tem valor e tem qualidade de educação. Realizando um trabalho desses, eles se tornam exemplos para os outros alunos. Tanto que na escola já estão montando outros projetos de robótica”, afirmou Trindade.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]