Alunos do Sobral desenvolvem projeto de braço hidráulico

Escute a rádio

Alunos do Sobral desenvolvem projeto de braço hidráulico


1 de outubro de 2015

Alunos do nono ano do Núcleo Educacional João Fernando Sobral, de Porto União, montaram um protótipo de braço hidráulico de madeira com seringas com água, para projeto de robótica.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ideia do projeto de robótica surgiu nas aulas de geografia da Professora Verônica M. S. Homczinski, após os alunos estudarem os países desenvolvidos, especificamente o Japão e os Estados Unidos. Os alunos também assistiram um filme sobre robótica.

Com isso, os alunos começaram a desenvolver o projeto de um protótipo de uma máquina com braços hidráulicos. Os alunos que desenvolveram a máquina foram Douglas V. Calatay, Jean Carlo Mendes, Lucas P. Kirchner, Murilo G.Rosa e Robert da Silva Alves.

Como a madeira era um material de mais fácil acesso aos alunos, eles desenvolveram um protótipo de madeira com braços hidráulicos, que funcionam com o uso de seringas com água.

“Passei o filme Big Hero e depois disso saiu a ideia de um desafio de robótica na escola. Foram quatro turmas que participaram da competição que a princípio era individual e depois eles acabaram se reunindo e criaram esse braço hidráulico”, conta a professora.

O aluno Jean explica um pouco sobre a máquina, denominada por eles de Mark 5, em referência ao filme do Homem de Ferro. “Nós criamos um braço hidráulico com seringas, ele funciona igual a um braço hidráulico normal. A gente achou uma ideia inicial em fazer com três pedaços de madeira e uma dobradiça. Fomos aperfeiçoando e desenhando o braço e em seis semanas conseguimos construir o braço hidráulico”, falou.

O secretário de Educação Bento Trindade Junior foi até a escola conhecer o projeto dos alunos. “Fiquei surpreso quando a Diretora Isabel me chamou para mostrar esse braço hidráulico. É um trabalho minucioso e temos que incentivar cada vez mais. A escola pública tem valor e tem qualidade de educação. Realizando um trabalho desses, eles se tornam exemplos para os outros alunos. Tanto que na escola já estão montando outros projetos de robótica”, afirmou Trindade.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Porto União publica lista única de vagas para a Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Porto União divulgou, por meio da Central de Vagas, a lista única de vagas para os Núcleos de Educação Infantil (NEIs) referente ao ano letivo de 2026. A relação completa está disponível no site da Prefeitura, no ícone “Central de Vagas”, e apresenta o NEI e o período em […]

Demora da Câmara pode comprometer a incorporação da UNIUV à UNESPAR

A proposta de incorporação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ao campus da Universidade Estadual do Vale do Iguaçu (UNIUV), enfrenta um momento decisivo e pode estar ameaçada pela demora na tramitação do projeto na Câmara de Vereadores. O acordo, considerado estratégico para a consolidação do ensino superior público na região, depende da votação do […]

CMEI Eneida Fagundes recebe mais de R$ 117 mil em investimentos 

Nesta segunda-feira, 15, foi inaugurado novos espaços no Centro Municipal de Educação Infantil Eneida Fagundes, os investimentos totalizam R$ 117.051,21, aplicados em obras que qualificam o atendimento e o ambiente escolar, entre elas a construção de novos banheiros, construção de um solário e colocação de cobertura em policarbonato de corredores de acesso e do novo […]