Os alunos do Colégio Estadual José de Anchieta de União da Vitória, mais uma vez, dão exemplo que a educação faz toda a diferença. Após a assembléia realizada na última semana, da não ocupação do colégio, agora os alunos se unem para manter o espaço limpo e ter uma boa alimentação. Vale destacar que o trabalho é voluntário e os pais dão o maior apoio.
Na manhã desta quinta-feira, 20 de outubro, os alunos do Colégio Estadual José de Anchieta, receberam a equipe de reportagem da Rádio Colmeia, para falar de uma ótima ação que partiu dos membros do Grêmio Estudantil Helena Kolody. Na semana passada a presidência do Grêmio o jovem Lee Eros Galaad Dias de Moura, esteve se reunindo com todos os alunos, onde foi decidido, pela não ocupação, sendo assim as atividades no colégio estão normal.
Já nesta segunda-feira, 17, muitos funcionários da Rede Estadual da Educação do Paraná, entraram em greve, e com isso muitos alunos estão sem algumas matérias e muitos profissionais do nível 1, como é conhecido, que fazem um importante trabalho de limpeza e de fazer a alimentação do alunos, também pararam as atividades. Com está paralisação os alunos, via Grêmio Estudantil, decidiram aproveitar tal momento vago das aulas, onde os professores não estão em sala, e pegar vassoura e limpar a sua sala de aula ou até ir a cozinho do educandário e ajudar a profissional da merenda na preparação dos alimentos.
Segundo a aluna do terceiro ano, Edilmara Casemirski Bueno, os alunos se uniram em prol de ajudar a própria escola, pois sem estes profissionais que fazem toda a diferença no dia a dia, na nossa educação, os alunos decidiram agir em fazer com que o Colégio José de Anchieta tenha um espaço limpo para todos para se estudar. Edilmara, também destaca que os pais assinaram um termo, onde cestão de pleno acordo que os alunos estejam fazendo a sua parte em manter o local, limpo.
Em todo o processo sobre a PEC do Ensino Médio, o Grêmio do Colégio Estadual José de Anchieta, sempre fez questão e continua ouvindo os alunos, que são as pessoas diretamente envolvidas nos assuntos da educação. Uma das alunas que conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, foi Emanueli Bueno da Rocha, que enfatizou que os alunos estão sendo voluntários e que ninguém está obrigando que peguem vassoura ou ir para a cozinha para ajudar. Emanueli, afirmou que as “tias”, da limpeza tem todo o direito de fazer a greve e que elas fazem toda a diferença dentro da nossa escola e que os alunos estão fazendo é algo normal e manter o espaço limpo, para cada um que estudo no Anchieta.
Todos têm voz:
Um dos debates hoje em todo o Paraná é sobre as invasões e ocupações de várias escolas. Em União da Vitória, o Grêmio Estudantil Helena Kolody, via o seu presidente Lee Eros Galaad Dias de Moura, decidiu ouvir todos em assembléia, onde na parte da manhã e tarde, os alunos puderam dar a sua posição se eram a favor ou contra a ocupação, e por votação, o voto da maioria foi contra a ocupação, sendo assim anotado tudo em ata e repassado para as instancias da educação da região, sendo o Núcleo Regional de Educação, como comenta o presidente Lee Eros Galaad Dias de Moura.
Como dito as assembléia foram realizadas e tudo anotado em ata, sendo fiscalizado pelo presidente da Comissão de Fiscalização do Grêmio Estudantil Helena Kolody, o jovem Jean Lucas Brunocki de Souza, que destacou que o seu papel é garantir o direito dos alunos em ter um espaço de qualidade e cumprindo as normas do estatuto.
Nesta reunião com a reportagem da Rádio Colmeia, estiveram presentes os alunos do terceiro ano, Emanueli Bueno da Rocha, Bruna Caroline Batista Alves e Edilmara Casemirski, o aluno do segundo ano Jean Lucas Brunocki de Souza e o presidente do Grêmio Estudantil Helena Kolody, Lee Eros Galaad Dias de Moura.