A Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), realizou na noite de quarta-feira, 30 de maio, no salão nobre da Universidade do Estado do Paraná (Unespar), a sessão do mês de maio, que teve como objetivo fazer a entrega oficial da Comenda Pinhão do Vale, para duas importantes mulheres.
A Comenda Pinhão do Vale é um dos principais honrarias da cidade, em que são dados para pessoas que fazem a diferença a sociedade. Nesta oportunidade, a Comenda foi dada para a professora Gisalda Storck (Gisa), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Porto União, que faz um lindo trabalho com o Coral de alunos da entidade, e que até há pouco tempo, lançaram um CD. Outra personalidade que recebeu a Comenda foi a senhora Laurete Conte, que juntamente com mais 80 voluntários conseguiram construir a Casa de Apoio Amor Fraterno, na cidade de Porto União, que foi aberta no início de 2018.
A solenidade da Alvi se iniciou às 20h15, no comando do professor da Academia Raulino Bortoline, que solicitou aos seus confrades que se encaminhassem até a mesa de autoridades, estando as duas homenageadas, o vice-prefeito de Porto União, Percy Storck e demais autoridades políticas e da Polícia Militar de Porto União.
Em entrevista para a Rádio Colmeia, o presidente Raulino comentou sobre a sessão, dando destaque as homenageadas.
A população de Porto União, na oportunidade foi representada pelo vice-prefeito Percy, que parabenizou as homenageadas pelo lindo trabalho de voluntariado e amor ao próximo.
Antes de fazer a entrega da Comenda foi feita a leitura de um breve histórico das personalidades e a justificativa que comprova que Gisa Storck e Laurete Conte realmente mereciam receber tal agraciamento. Depois que cada uma recebeu a Comenda teve a oportunidade de fazer o uso da palavra. A primeira foi a professora Gisa que só está recebendo tal Comenda por causa da dedicação e carinho de seus alunos que fazem sempre o melhor.
Em seguida foi a vez da senhora Laurete Conte falar e agradecer o apoio de cada voluntário, que no dia a dia estão fazendo o seu melhor para ajudar muitas pessoas que vem até Porto União, e não tem onde ficar ou não tem condição de pagar um hotel, ficando então, na Casa de Apoio Amor Fraterno.
O evento da Alvi, contou com a participação do Coral da Apae, que fizeram a apresentação de duas músicas que estão no CD, e também contou com a presença do padre Bertoline, que apresentou duas músicas com o tema amor.
Serviço:
Para obter mais informações sobre a Casa de Apoio Amor Fraterno de Porto União, bastar ir até a rua Frei Rogério, nº 142, centro de Porto União, onde fica o Bazar, ou na sede da entidade na rua Dom Pedro II, nº 140, bairro Cidade Nova. Contatos: Telefone (42) 3522-7765, e-mail: ca.amorfraterno@hotmail.com ou socialamorfraterno@outlook.com
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Porto União, fica localizado na Av. João Pessoa, 619, centro – Porto União, telefone: (42) 3522 23 87 e-mail: rp@apaeportouniao.org.br
Galeria de fotos de Marciel Borges/ Rádio Colmeia: