Ampliação do sistema de abastecimento de União da Vitória e Porto União entra na reta final » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Ampliação do sistema de abastecimento de União da Vitória e Porto União entra na reta final


2 de março de 2023

Ampliação do Sistema de Abastecimento Integrado de União da Vitória e Porto União entra na reta final

Nos últimos dois anos, as cidades de União da Vitória e Porto União vêm acompanhando a evolução da grande obra de reestruturação de todo o sistema integrado de abastecimento, que atende as duas cidades. Para isso, a Sanepar realiza investimentos de cerca de R$ 30 milhões no sistema. A obra está em sua reta final e parte da nova estrutura deve iniciar a operação ainda neste mês de março.

O investimento engloba a ampliação do sistema produtor, do tratamento e da distribuição. Para isso, foi construída uma nova captação no Rio Iguaçu, com aumento da adução, duplicação da estação de tratamento de água e o reforço do abastecimento com a instalação de redes e adutoras de maior porte.

De acordo com a gerente-geral da Sanepar na região Sudeste, Jeanne Schmidt, a reestruturação do sistema dará melhores condições de atendimento para a população das duas cidades, na medida em que aumenta a disponibilidade de água tratada, chegando a uma capacidade total de 300 litros por segundo.

“Ao término das obras, previsto para os próximos meses, o sistema de abastecimento de Porto União e União da Vitória terá um incremento de produção de cerca de 36%”, diz.

PORTO UNIÃO – Nos próximos dias, uma nova bomba será instalada na rede de distribuição de água de Porto União para melhorar as condições de pressão e vazão na Área Industrial e no loteamento Santa Inês. O equipamento deve evitar que ocorra a redução de pressão nas redes nos momentos de pico de consumo. A instalação do equipamento aguardava um reforço na rede elétrica, recém-concluído pela Celesc.

FUTURO – Em constante aprimoramento de suas estruturas para acompanhar o desenvolvimento das cidades, a Sanepar planeja ainda, para os próximos anos, a revitalização e a reforma da estação de tratamento de água do sistema integrado de abastecimento, com a implantação de estação de tratamento de lodo. Também estão previstos mais 65 quilômetros de novas redes de distribuição de água, novas válvulas e equipamentos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Vídeo: tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz é inaugurada em Porto União

Na tarde dessa sexta-feira, 27, a tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz foi inaugurada em Porto União pelo prefeito Eliseu Mibach e demais autoridades. Uma pequena demonstração foi realizada nos quase 800 metros de cabo que levam até o Parque do Centenário, próximo ao balneário Santa Rosa, em uma velocidade de aproximadamente 54km. Para […]

Celesc e empresas de telefonia retiraram cerca de 70 toneladas de cabos irregulares de postes em 2024

A cooperação entre a Celesc, prefeituras e empresas de telefonia resultou na realização de 135 mutirões de limpeza de postes e na remoção de aproximadamente 70 toneladas de cabos obsoletos ou descartados de forma irregular sobre a rede, ao longo de 2024. As ações ocorreram em cidades como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, São Miguel, […]

Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

Com as temperaturas mais altas no verão, é comum o uso de piscinas nas mais diversas cidades, especialmente no Litoral. O hábito de encher e esvaziar a piscina, principalmente as plásticas, sem tratar a água tem se tornado um dos grandes vilões do desperdício de água. “Uma piscina de 5 mil litros é o suficiente […]