Durante a manhã de quarta-feira, 30 de setembro, a equipe Regional de União da Vitória do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), realizou fiscalizações na região de Porto Vitória que resultou em algumas notificações. A denúncia era de que haveria pescadores praticando pesca da espécie Dourado e que estavam sendo mortos.
Nesta época do ano, a captura dessa espécie se torna mais fácil devido ao baixo nível do rio, fazendo com que eles subam mais próximo da margem facilitando sua captura. No local vários pescadores foram abordados e orientados sobre a situação ambiental.
A Lei 19.789 de 2018, que proíbe a captura, venda e comercialização da espécie até 2026 foi reforçada. Foram encontrados peixes mortos e os responsáveis notificados. Os mesmos devem comparecer ao IAP nesta sexta-feira, 2 de outubro para autuação.
De acordo com o IAP a partir do dia 1 de novembro, a pesca estará proibida de todas as formas, pois o período de Piracema se iniciará. Caso seja descumprido a lei, poderá haver notificação e material de pesca apreendido.