Após recebimento de primeiras doses, técnica em enfermagem é primeira vacinada em UVA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Após recebimento de primeiras doses, técnica em enfermagem é primeira vacinada em UVA


Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Daniele Cristina Barbosa Cavalheiro, de 34 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 em União da Vitória. Ela é técnica em enfermagem há cinco anos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), atuando na linha de frente no enfrentamento da doença no município.

Emocionada, Daniele disse estar muito feliz e honrada por ser a primeira pessoa escolhida para receber a vacina em União da Vitória. “A gente que trabalha na linha de frente, as vezes acha que a gente nem é lembrado e isso para nós é muito gratificante”, colocou.

“Hoje a gente trabalha na área da saúde, a gente vê e percebe que graças as vacinas de hoje, muitas doenças são eliminadas. Com essa vacina muita coisa vai melhorar, essa é a esperança que o Brasil precisava”, pontuou Daniele.  

Acompanhe o momento da aplicação da vacina:

Imagem: Marie Krug/União em Foco

As doses das vacinas chegaram na tarde dessa terça-feira, 19, a 6ª Regional de Saúde, que será responsável por fazer a distribuição dos imunizantes aos nove municípios da região da Amsulpar. A Regional recebeu doses para vacinar 1540 pessoas nesta primeira fase, em todos os municípios atendidos. Nesta quarta-feira, 20, a vacinação deve começar em todos os municípios da região.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Serão distribuídos na 6ª Regional:

  • Antônio Olinto: 37 doses
  • Bituruna: 75 doses
  • Cruz Machado: 72 doses
  • General Carneiro: 51 doses
  • Paula Freitas: 41 doses
  • Paulo Frontin: 70 doses
  • Porto Vitória: 79 doses
  • São Mateus do Sul: 371 doses
  • União da Vitória: 740 doses

A chefe da 6ª Regional de Saúde, Paula Krzyzanowski, lembra que esta é apenas a primeira fase e logo todos serão imunizados, seguindo o cronograma do Plano Estadual de Vacinação do Paraná. Esta primeira fase contempla apenas os profissionais de saúde que atuam na linha de frente e os idosos institucionalizados.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

A vacina disponibilizada é a do Instituto Butantan, a CoronaVac, aplicada em duas doses com um intervalo de 21 dias. “A segunda dose já está garantida, já está no centro de medicamentos do Paraná”, disse. Mas frisou que ainda é importante continuar com as medidas de prevenção pois a pandemia ainda não acabou.

Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, foi um dia histórico para o município. “É um alento, é uma esperança essa vacinação”, disse. Abbas reafirmou que a imunização de toda população ainda vai demorar e é necessário continuar com os cuidados para a não proliferação do vírus, mas assim que possível todos poderão se vacinar. “O Brasil tem a melhor rede de imunização a nível mundial, que é o SUS”, terminou.

Plano Estadual de Vacinação

Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, na primeira etapa da vacinação a população alvo é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Imagem: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. A expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]

Perto do cidadão: Paraná destina R$ 406 milhões para reforçar saúde dos municípios

Os investimentos em equipamentos, ações voltadas para melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a expansão de novas tecnologias estão entre os principais medidas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para aprimorar o atendimento prestado à população nos municípios. Além disso, foi reforçado o processo de educação permanente dos profissionais da […]