Após temporal, localidades rurais de PU continuam sem o fornecimento de energia elétrica » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Após temporal, localidades rurais de PU continuam sem o fornecimento de energia elétrica


6 de julho de 2020

Porto União – Imagem Corpo de Bombeiros
Eliseu Mibach – Imagem Gisele Ovitski

Muitas localidades da área rural do município de Porto União ainda sofrem as consequências da passagem do denominado ciclone bomba. Além do destelhamento de casas e derrubada de árvores, a falta de energia elétrica foi um dos grandes problemas causados.

Ainda nessa segunda-feira, 06 de julho, há moradores do interior da cidade sem luz elétrica. Segundo o prefeito Eliseu Mibach, apesar dos esforços em manter contato com a sede das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), que fica em Mafra, ainda há muito trabalho a ser feito, pois além de não existir um efetivo tão grande, o estrago aconteceu no estado de Santa Catarina inteiro.

Comunidades como Rio Bonito e Cabeceira da Barra Grande conseguiram o retorno da luz nesse domingo, 05 de julho, porém, localidades como Nova Pátria ainda não tem previsão da volta da eletricidade. Muitos produtores e agricultores do interior do município fizeram a limpeza de árvores e galhos para facilitar a chegada e o trabalho da Celesc.

Porto União – Imagem Corpo de Bombeiros
Gerente regional da Celesc, Leandro Gonçalves de Oliveira

Porto União tem perto de 6 mil consumidores sem energia e mais de 500 ocorrências a serem atendidas segundo o gerente regional da Celesc, Leandro Gonçalves de Oliveira. Apesar do trabalho constante em atender todas as chamadas, o número de ocorrências não vem diminuindo, pelo contrário, cada vez mais está aumentando.

Boa parte da rede de energia elétrica da Celesc foi destruída com a passagem do ciclone. Só no norte catarinense existem 13 mil quilômetros de rede. No momento há 11 equipes pesadas trabalhando no reparo das linhas e, na terça-feira, 07 de julho, mais três serão introduzidas. Há também 20 equipes leves, tudo isso “para o quanto antes estabelecer o retorno da energia para o restante da população”, afirmou.

Agora se torna cada vez mais difícil o retorno da energia, disse Oliveira, pois “os piores locais ficaram, os postes caídos, uma recomposição mais demorada, podemos demorar até mais alguns dias para recompro tudo”. Especificamente em Porto União, o bairro São João Maria terá o retorno da luz nesta segunda-feira, 06 de julho, e após, ficarão as demandas específicas.

Oliveira ainda emitiu uma nota de repúdio da empresa, pois estão sendo realizados muitos atos de vandalismo contra os funcionários da Celesc e também contra os caminhões e caminhonetes, “de pessoas que estão revoltadas”. Os funcionários estão trabalhando a média de 15h por dia, “estamos no sexto dia, as pessoas estão exaustas, trabalham com frio, com chuva, com a influência do Covid”, disse o gerente regional, “a gente pede respeito”.

Celesc Santa Catarina

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]