Na tarde dessa quarta-feira, 8 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Porto União, aconteceu a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação da cidade. A reunião teve início às 13h30 com a presença da equipe do Fórum Municipal que trata sobre o tema da secretária de Educação, Aldair Wengerkiewicz Muncinelli, e de membros que atuam no dia a dia em prol da educação do município e também o ex-prefeito de Porto União Anízio de Souza, pois a pauta em destaque foi às ações do Plano do Biênio 2015 e 2016, período onde Souza foi o chefe do poder executivo.
Num amplo olhar as metas apresentadas para os convidados foi possível afirmar que desde o início das atividades do Plano foi obtido êxito em todas as ações em prol de melhorar as avaliações da educação desde os anos primários até os cursos de formação. Muitas metas colocadas pelo Ministério da Educação como do Governo de Santa Catarina faz com que os objetivos seja entre 10% e na cidade de Porto União, as metas sempre foram colocadas maiores os números como de meta 25% e todos os objetivos foram almejados.
A quantidade e a disponibilidade de vagas também foram apresentadas e afirma que em Porto União, a qualidade está bem aprovada e hoje tem vagas para todos os alunos desde o ensino inicial até ao nível superior.
A secretária de Educação de Porto União, Aldair Muncinelli, parabenizou a equipe de trabalho do Fórum Municipal e ao mesmo cobrou que nas próximas reuniões gostaria que a direção e professores das Escolas Particulares e do Estado de Santa Catarina, estejam presente, pois é de estrema importância alguns dados para o sucesso do Plano nos anos iniciais.
Já o ex-prefeito de Porto União, Anízio de Souza, ficou feliz em constatar que o seu trabalho junto com a equipe da Secretaria Municipal de Educação nos ano de 2015 e 2016, junto à criação do Plano Municipal de Educação foi um sucesso e agora é possível planejar ações para o futuro de muitas crianças.
O coordenador do Fórum Municipal de Educação de Porto União, professor Eder Homczinski, falou que ao fim dessa aprovação das ações de 2015 e 2016, o Plano volta para as mãos da Secretaria Municipal de Educação, que vai ter o dever de enviar tal documentação para a Câmara de Vereadores, revisar e colocar em votação e após ser aprovado o prefeito como a Secretaria de Educação deve colocar as ações do Fórum de Educação na pratica.