Autistas vão contar com carteirinha de identificação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Autistas vão contar com carteirinha de identificação


20 de fevereiro de 2020

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Autistas de União da Vitória vão contar agora com uma carteirinha de identificação. O documento, garante atendimento preferencial, foi lançada na tarde desta quarta-feira, 12 de fevereiro, pela Prefeitura no Serviço Social do Comércio (Sesc) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A ação faz parte do Programa Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno Autismo – TEA.

A carteirinha reforça o atendimento prioritário da comunidade autista em serviços públicos e privados, mas principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. “O autismo não tem características, não é uma síndrome aparente. Se uma criança está em crise, está agitada, muitas vezes é encarado como birra. Por isso, a carteirinha traz para nós uma luz. O primeiro passo para as grandes conquistas que teremos para nossos autistas”, afirma Siane Pereira, mãe de uma criança autista.

O cadastramento para confecção das carteirinhas será feito a partir desta quinta-feira, 13, na Secretaria de Assistência Social. “Entregamos para as mães os documentos necessários para a confecção da carteirinha. A partir de manhã, as equipes estarão preparadas para recebe-las. Estamos muito felizes com a evolução do projeto e estamos empenhados para avançar ainda mais”, afirma a secretária de Assistência Social, Ana Claudia Roveda.

No fim do ano passado, foi aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Hilton Santin Roveda a Lei de 4865/2019, que institui o Programa Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno Autismo – TEA. “A lei representa uma grande conquista para essas mães, pais e familiares das pessoas com transtorno de espectro autista, visto que as políticas públicas precisam discutir esse assunto. Com a lei, eles terão a carteirinha que proporcionará prioridades e lutaremos também para oferecer as terapias que eles tanto necessitam”, explica o vereador autor do projeto, Diego dos Santos.

Para o prefeito, esses são os primeiros passos para um longo caminho que será percorrido para causa Autista. “Esse é o primeiro grande passo para falarmos mais sobre o assunto. O assunto é muito peculiar e sabemos que demanda de cuidados específicos na saúde, na educação, na assistência social. Com certeza, vamos evoluir muito nesse sentido”, ressalta Santin Roveda.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]