Bituruna 2020 é lançado e apresentado os 20 eixos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bituruna 2020 é lançado e apresentado os 20 eixos


14 de setembro de 2017

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, junto com os servidores municipais, realizaram na noite dessa quarta-feira, 13 de setembro, na Câmara de Vereadores, ações do projeto Bituruna 2020, que tem como objetivo, colocar em pratica ações e obras biturunenses.

Foto: Divulgação

Segundo o prefeito, as melhorias serão direcionadas a: Infraestrutura; Esporte e Lazer, Educação e Cultura; Saúde; Habitação; Segurança e qualidade de vida, Geração de Emprego e Renda, Agricultura e Meio Ambiente e Turismo.

Depois da apresentação das áreas, foi apresentado os 20 eixos, em que a prefeitura fez a entrega de um pequeno livrinho com todos as 20 metas.

Conheça esses eixos.

 

Eixo 1: Pavimentação de 15.000 m² de calçamento

Beneficiando os moradores dos bairros da cidade e do distrito de Santo Antônio do Iratim.

Status: em andamento

 

Eixo 2: Recape asfáltico

Área central e bairros: Avenida Doutor Oscar Geyer, Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, Rua José Bertoletti, Rua Anselmo Giareta, entre outras.

Linha Engano: 6,5 quilômetros beneficiando os moradores da zona rural, transporte escolar e fomento do turismo, dando melhores condições de acesso a Rota do Vinho, fomentando a Pesca Esportiva na Área de Lazer da Linha Bet.

Status: em andamento

 

Eixo 3: Abertura de vias públicas na área urbana

Abertura da estrada ligando os bairros São Vicente-São Francisco e da marginal Prefeito Avelino Roveda (bairro Nossa Senhora Aparecida).

Status: em andamento

 

Eixo 4: Construção de 20 novas pontes

A construção de novas pontes é fundamental para o desenvolvimento do município, especialmente da agricultura, pois o principal meio de escoamento da safra da agricultura familiar e transporte de pessoas é o rodoviário. Serão investidas em pontos seguras, duradoras e sem impactos ambientais.

Status: em andamento (Primeira ponte em construção: Rio Pereira)

 

Eixo 5: Construção de centros de convivência

  1. a) Construção do Centro de Convivência do idoso: proporcionar aos idosos mais uma opção de lazer. O local será utilizado para reuniões, eventos esportivos e sociais.

Realizado com o apoio da Associação da Melhor Idade e deverá ser construído no bairro São Vicente.

  1. b) Construção de Centro Comunitário: proporcionar aos moradores dos bairros um local para realização de reuniões e eventos.

Status: em andamento (O Centro de Convivência da Melhor Idade entra em fase de licitação)

Foto: Divulgação

Eixo 6: Construção da cobertura da cancha de laço do Parque Municipal de Eventos

Pedido antigo da comunidade. Irá beneficiar os praticantes de esporte: laço e participantes da escolinha esportiva municipal de atletismo.

A cobertura atrairá novos eventos, fomentando a economia e promovendo opções de lazer aos biturunenses.

Status: em andamento

 

Eixo 7: Novas estruturas esportivas

  1. a) Construção de uma mini arena esportiva com campo de futebol sintético;
  2. b) Construção do Estádio Farid Abrahão;
  3. c) Novas academias ao ar livre;
  4. d) Ampliação do campo de futebol de Santo Antônio: Um simples campo de futebol será transformado em um estádio de futebol, sendo colocado alambrados, arquibancada, banheiro e vestiários.

Status: parcialmente concluído (Primeira fase da ampliação do Campo de Futebol em Santo Antônio concluído)

 

Eixo 8: Criação da Casa da Cultura

Criação de um espaço para servir como arquivo da história do município de Bituruna e para oferecer atividades culturais para a população.

Este espaço poderá ser oferecido com a Reforma e ampliação do antigo Cmei Pingo de Mel, um dos prédios mais antigos da nossa cidade e que pertence ao Governo do Paraná, transformando um local de referência para as atividades e grupos culturais como a Orquestra de Viola e Grupo Camare, entre outros.

Status: em andamento

 

Eixo 9: Reforma e melhorias nas estruturas da educação municipal

Reformas, ampliações e melhorias nas escolas, centros municipais de educação infantil (Cmeis) e clubinhos.

  1. a) Construção de novas salas de aula nos Cmeis Lucindo Sebben, Belmiro Levis e Dona Pia.

Aquisição de ônibus novos para o transporte escolar.

  1. b) Construção de Novas salas de aula na Escola Municipal Santo Antônio
  2. c) Melhorias nos Clubes do Abelhinha, Amiguinhos e Formiguinha

Status: em andamento (Um novo ônibus para o transporte escolar já adquirido. Obras de melhorias em andamento)

 

Eixo 10: Reforma das Unidades básicas de saúde e construção da unidade satélite no Agudo

Com a conquista do Selo Bronze pelas 5 UBS, vamos avançar para a conquista do Selo Prata de excelência em atenção primária, e poderá ser atingido com a melhorias nas estruturas das Unidades Básicas de Saúde já existente.

Levar atendimento mais próximo dos moradores da comunidade do Agudo, que está localizada há cerca de 35 quilômetros da cidade. Deslocamento periódico e agendado da equipe de atenção básica da unidade Oscar Geyer para atender cerca de 200 famílias, isso será possível com a construção de uma Unidade Satélite.

Status: em andamento

 

Eixo 11: Compra de um ônibus para a saúde

Essa aquisição beneficiará os usuários do sistema público de saúde que precisam realizar viagens mais longas para Curitiba e Campo Largo. O veículo próprio vai reduzir as despesas com contratação de ônibus terceirizado.

Status: em andamento (Recurso já viabilizado pelo Governo do Estado)

 

Eixo 12: Implantação do Programa Mãe Biturunense e do Centro da Mulher e da Criança

O Programa Mãe Biturunense irá disponibilizar um enxoval para as gestantes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho será desenvolvido através da parceria com da Secretaria de Saúde com a Assistência Social.

O Centro da Mulher e da Criança contará com atendimento pediátrico, ginecologista e obstetra para atendimento especializado. Os profissionais serão contratados através de concurso público. O objetivo é manter baixo o índice de mortalidade infantil e trabalhar a importância do pré-natal.

Status: em andamento

 

Eixo 13: Moradia

Entrega de 200 imóveis urbanos (lotes e casas) visando a redução do déficit habitacional em Bituruna e proporcionando condições mais dignas de moradia e qualidade de vida aos biturunenses.

20 lotes no São João

25 lotes na Vila Mariana

25 casas no São João através do Programa Família Paranaense

25 casas no São João com financiamento através do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial)

105 lotes no São Pedro com financiamento através do FGTS

Status: em andamento

 

Eixo 14: Implantação do: Bituruna Mais Segura

Investimento em segurança pública com a instalação de vídeo monitoramento em pontos estratégicos do município, que abrangem as entradas e saídas da cidade, acesso aos bairros e o Centro da cidade.

Além disso, a parceira com a Polícia Militar para a reativação do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e a busca conjunta de melhorias nas instalações e novas viaturas.

Status: CONCLUÍDO

 

Eixo 15: Incentivo e fomento ao empreendedorismo

Com a implantação do Programa Bituruna Cidade Empreendedora, também iremos instalar a Sala do Empreendedor, novas ações da Agência do Trabalhador, ampliação da oferta de cursos de atualização aos empreendedores, parceria com Sesi, Senai, Sebrae e Senac, além da oferta de crédito através da ampliação do Fomento Paraná.

Desenvolvimento do empreendedorismo nas escolas municipais com o curso “Jovem Empreendedor” que incentiva o espírito empreendedor nos estudantes na área pessoal e profissional.

Status: em andamento (Curso “Jovem Empreendedor” já está sendo executado nas escolas)

 

Eixo 16: Implantação de um novo parque industrial

Visando a atração de novos empreendimentos, ampliação das empresas já existentes em Bituruna, a geração de empregos e renda para os biturunenses.

Status: em andamento (Em fase de aquisição do terreno)

 

Eixo 17: Novas possibilidades de renda para o agricultor familiar

Incentivo a geração de novas fontes de renda do agricultor familiar. Evitar o êxodo rural e dar mais qualidade de vida ao homem do campo.

Criação de um programa para auxiliar o desenvolvimento da piscicultura no município e criação da Feira Solidária, para realizar a compra direta dos alimentos produzidos no campo.

Ampliação do “Programa mais Pinhão”, que oferecerá mais uma fonte de renda aos agricultores aliado a preservação ambiental

Criação de Programa que visa o atendimento ao agricultor através de patrulha mecanizada, que em novo formato irá substituir o atual programa do Hora Máquina.

Status: em andamento

 

Eixo 18: Aquisição de máquinas e equipamentos para a agricultura, obras e infraestrutura

Aquisição de um caminhão comboio para transporte de combustíveis e manutenção de máquinas que estão trabalhando no interior do município. Isso agilizará o trabalho de recuperação de estradas, gerando economia e otimizando o tempo.

Aquisição de novas máquinas e veículos que irão compor a Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Aquisição máquinas e equipamentos que serão disponibilizados aos agricultores através das associações.

Status: em andamento (Caminhão comboio já adquirido)

 

Eixo 19: Transformar Bituruna em um município ambientalmente correto e sustentável

  1. a) Manter e ampliar as ações realizadas pelo Programa Jogando Limpo. Construir um novo barracão para o Reciclinho.
  2. b) Implantar o Plano Municipal de Arborização. Fase 1 (concluída): Levantamento das árvores já existentes no município. Fase 2 (em execução): substituição das árvores que oferecem riscos para a população e plantação de espécies nativas no lugar; envolvendo os alunos no plantio e acompanhamento do crescimento com atividades em diversas disciplinas. Fase 3 (como forma de conclusão do plano): Ruas, praças e parques com novas árvores oferecendo sombra para a população, alimentos aos animais, embelezamento da cidade e amenização da temperatura.

Trabalhar em parceria com a comunidade para difundir a importância da conscientização socioambiental e preservação da natureza.

  1. c) Com a Criação dos Parques Municipais, aplicar os recursos repassados através do ICMS Ecológico em melhorias e recuperação das áreas degradadas, atraindo pesquisas e estudos nas áreas de preservação ambiental.
  2. d) Limpeza e dragagem do Rio Erval em parceria com o Governo do Paraná através do instituto das Águas

Status: em andamento (Fase 1 do Plano de Arborização já realizado)

 

Eixo 20: Investimentos e fomento do turismo

Fomento do turismo no município, promovendo a geração de emprego e renda. Atraindo investimentos do setor privado visando o desenvolvimento do setor.

Criação de novos eventos com abrangência regional e estadual e ampliação dos já existentes: Festa do Vinho, Festa da Uva, Corrida Rústica, Torneio de Pesca ao Dourado, Caminhada na Natureza, Desafio Cross Country da Erva-Mate entre outros eventos.

Status: em andamento

Foto: Divulgação

E tem muito mais….

A Administração Municipal está firmando convênio com entidades que trarão desenvolvimento em diversas áreas, além da melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda, como por exemplo:

  1. Ibramate (Instituto Brasileiro da Erva mate)
  2. Agência Paraná de Desenvolvimento
  3. Instituto de Florestas do Paraná

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


São Mateus do Sul decreta luto de três dias pelo trágico acidente na BR 476

Após o trágico acidente ocorrido na noite de quarta-feira, 25, na BR 476, km 313, região do Limoeiro, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, a prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias. A prefeita Fernanda Sardanha, abalada com a situação, deixou sua solidariedade ás famílias das vítimas e […]

Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]