Bituruna disponibiliza número para dúvidas sobre Coronavírus » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bituruna disponibiliza número para dúvidas sobre Coronavírus


20 de março de 2020

Imagem divulgação

A Fundação Municipal de Saúde do município de Bituruna, por meio de um informativo, oferece explicações e recomendações sobre o COVID-19 (novo Coronavírus). O secretário de saúde, Josmar Guiz Cruz e o Diretor Clínico do Hospital São Vicente de Paula, Uéber Pimenta, também estão tirando dúvidas referentes a pandemia.

O diretor do hospital coloca que até o momento não há casos positivos do Coronavírus na cidade, sendo que a população deve seguir as medidas de cuidado necessárias. “Nós temos que agir na prevenção, porque a partir do momento em que você teve contato com o vírus, se contaminou; você vai criar anticorpos e tudo mais. Cada pessoa vai responder de certa forma […] qual é a população que mais risco tem? A população de idosos e a população de pessoas imunodeprimidas”, coloca Pimenta. Ele enfatiza que essa parcela de pessoas precisam tomar cuidados redobrados, pois possuem mais chances de haver complicações.

É indicado que por hora, as pessoas evitem circular nos lugares, afirmou Pimenta. “Todo local público, do qual tenha aglomeração de pessoas, nós estamos indicando que só vá a esses locais estritamente quem tem necessidade”. Evitar ir ao hospital com um acompanhante ou mais também se tornou uma medida de prevenção, pois são pessoas ainda saudáveis que estão colocando em risco a própria saúde, indo a um local onde há risco de doenças. No consultório médico, agora, só entra o paciente (acompanhante só em caso de menor de idade e pessoas com necessidades).

Profissionais da área da saúde usarão máscaras por medidas de segurança, pois estão sempre em contato com pessoas doentes e sempre estarão fazendo a limpeza das mãos com álcool e gel. Uma recomendação para quem precisa sair na rua é que não cumprimente ninguém com aperto de mão e evite lugares de aglomeração. “Isso não significa que você não possa ir ao mercado ou na farmácia. Você vai fazer tudo o que você tem que fazer, mas precisa diminuir as possibilidades”, aponta Pimenta.

O diretor do hospital ressalta que a população só procure atendimento médico, se estiver com febre e dificuldades ao respirar. Caso contrário, não há necessidade de pânico, pois 80% dos sintomas do COVID-19 são sintomas iguais a de uma gripe normal; e ao serem devidamente tratados, somem. O secretário Josmar Guiz Cruz fomenta que os agentes de saúde estarão orientando os munícipes em suas casas sobre as medidas de proteção necessárias.

A Fundação Municipal de Saúde está disponibilizando um número que os moradores de Bituruna podem entrar em contato, para tirarem dúvidas referentes ao Coronavírus.  Para entrar em contato, disque: (42) 3553-8011,destacando que vale apenas para o WhatsApp.

Imagem divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada […]

Fumaça provocada por queimadas deve aumentar no Paraná, e qualidade do ar se agrava nos próximos dias

A fumaça que tomou conta do céu e deixou o ar contaminado por partículas oriunda das queimadas no Norte do País devem retornar. A previsão é do meteorologista Lizandro Jacóbsen do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e tem como base as imagens de satélite que mostram a direção dos ventos. Jacóbsen […]

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano. Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao […]