Durante está semana, houve no município de Porto União algumas ações de reivindicações da classe dos profissionais de educação da rede municipal da cidade. Entre as ações realizadas, está a do dia 27 de maio, em que alguns professores se reuniram na Praça Hercílio Luz em frente à Câmara de Vereadores, para expor algumas melhorias na área, especialmente em relação a lei 025.
Devido as ações, foi realizada na manhã de hoje, 28 de maio, uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores, estando presente vereadores, o prefeito Eliseu Mibach e alguns professores, para exporem os seus lados sobre a situação. Importante enfatizar que devido a pandemia do novo Coronavírus, não estão sendo realizadas as aulas presencias, neste sentido, foram adotadas novas medidas de ensino como as online e de impressão, entretanto, nem todos os professores estão contentes com esse formato, em que segundo eles, muitos não estão atuando nas mesmas turmas de antes.
A presidente do Conselho Municipal de Educação de Porto União, Caroline Souza, ressaltou que devido a essas alterações, a classe sente que “estamos sendo muito eficientes no que estamos fazendo, mas nós gostaríamos também de ter a eficácia”. Caroline também enfatizou que “no momento acredito ser inviável voltar as aulas presenciais devido à grande situação que nos encontramos (…) não podemos colocar em risco a vida dos professores e nem dos alunos (…) mas queremos que o ensino seja melhor atendido”, concluiu.
A secretária da Educação de Porto União, Aldair Muncinelli, em sua fala garante que estão fazendo o que podem para os alunos serem bem assistidos neste momento. “Estavam dizendo que não estávamos fazendo essa educação a distância, que é a única coisa que podemos fazer agora, mas nós estamos fazendo e fazendo muito bem feito. Essa educação a distância para nossa rede é um tanto quando difícil se nós quisermos fazer de forma online, então nós estamos imprimido os exercícios e levando até as nossas escolas, onde os pais tem ido buscar (…) e tem tido um bom resultado”.
Aldair também ressalta que essa medida só foi possível havendo uma organização junto com o Conselho municipal, sendo realizado uma resolução que desse normas a serem seguidos, que mais tarde foi aprovado pelo Conselho e pelo prefeito, enfatizando que no momento estão seguindo tais resoluções a risca.
O prefeito Eliseu Mibach, por sua vez, destaca que “estamos cuidando bem da nossa educação”, salientando que todos os pagamentos estão em dia junto a classe de profissionais de educação e que não haverá alteração neste sentido, enquanto for prefeito do município.