A BR 476, próximo a região do Mallon em União da Vitória, foi interditada por caminhoneiros a partir das 17h30 desta segunda – feira, 21 de maio. A interdição é pacifica, sendo somente os caminhões impedidos de passar, e segundo informações dos próprios protestantes, a greve não tem data e nem horário certo para se encerrar.
Devido ao aumento consecutivo do valor do óleo diesel, caminhoneiros de diversos estados do País, sendo até o presente momento confirmado 20 estados de greves, se uniram para protestar contra os reajustes. Somente na semana passada, foram confirmados cinco reajustes consecutivos, sendo que nesta segunda- feira, 21 de maio, foi confirmado mais um aumento de 0,97%.
Diante dessa situação, caminhoneiros autônomos foram convocados pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros a bloquearem algumas vias, sendo permitido somente a ultrapassagem de veículos de passeio, ônibus de transporte coletivo e veículos de urgência.
Em União da Vitoria, os caminhoneiros bloquearam a BR 476, próximo a região de Mallon. Pneus estão sendo queimados no local e há alguns carros com dizeres de greve. Não há previsão de encerramento, mas como citado acima, somente caminhões estão sendo impedidos de passarem pelo local.
Essa paralisação tem o objetivo de chamar a atenção do Governo Federal, sendo pedido o corte dos impostos, para assim, deixar mais barato o combustível. Em contra partida, o Governo já pediu uma reunião que deve estar sendo realizada ainda nesta segunda- feira, para discutirem o assunto, mas já adiantaram que não haverá corte nos impostos.